Porto Velho/RO, 26 Março 2024 08:50:47
Diário da Amazônia

Militares são capacitados no combate ao Aedes

Soldados vão atuar orientando a população sobre os cuidados que se deve ter em casa.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/01/2017 às 05h20min | Atualizado 14/01/2017 às 09h01min

Mais de 200 militares serão capacitados para atuarem no combate ao aedes agypti

Mais de 200 militares e voluntários do Rotary Club de Porto Velho serão capacitados pela prefeitura para atuarem nos bairros da cidade no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A primeira fase de treinamento iniciou nesta sexta-feira (13), em um evento ocorrido no auditório do Ministério Público estadual. A capacitação envolve militares das três armas: Exército, Marinha e Aeronáutica.

“O Aedes aegypti caracteriza-se pela reprodução em água parada, mesmo em pequenos volumes. A preocupação do município é com o inverno amazônico, período em que as chuvas se intensificam favorecendo o aumento do número de criadouros do mosquito. Por isso, a necessidade de eliminação de qualquer material que possa acumular água. Para isso, a participação da população é importante tomando cuidado para não acumular lixo em suas casas e arredores”, explicou Salustiano Freitas, responsável pelo Plano de Controle do Aedes aegypti da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde).

Freitas acrescentou que “a participação dos militares será importante no trabalho de sensibilização e conscientização da população, chamando atenção para o problema”. Serão pelo menos duas capacitações, a próxima está marcada para o dia 17.

“Eles vão atuar orientando a população sobre os cuidados que se deve ter dentro e fora de casa, para evitar a proliferação dos criadouros do mosquito e, consequentemente, das doenças que ele transmite. Por isso o envolvimento da comunidade é necessária porque a maioria dos casos são registrados nas residências”, afirmou Salustiano Freitas.

O major Eufrásio, da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS) confirmou que neste ano a corporação vai aumentar o efetivo que receberá a capacitação para o trabalho que será realizado até abril, época em que as chuvas começam a diminuir. “Estamos de prontidão para atuar em todos os bairros da cidade e queremos conscientizar a população para que ela faça a sua parte, porque não adianta eu me preocupar com a minha casa, se o meu vizinho não cuidar da dele”, advertiu.



Deixe o seu comentário