Porto Velho/RO, 19 Março 2024 19:07:04
Diário da Amazônia

Mutuários do MCMV são orientados

Para prefeito todos os empreendimentos habitacionais devem funcionar adequadamente.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 25/04/2017 às 05h10min

Prefeitura orienta famílias de residencial sobre vida em comunidade e projetos sociais

Técnicos da prefeitura de Porto Velho se reuniram na última semana com representantes das 144 famílias que moram no empreendimento social Porto Madeiro IV, do Programa Minha Casa, Minha Vida. O encontro organizado pelo Departamento de Projetos Sociais, da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), serviu para orientar sobre como melhorar a convivência em comunidade e a respeito de projetos sociais que a gestão municipal vai implantar.

Foram abordados assuntos como responsabilidades contratuais, pagamento da taxa de condomínio, IPTU, água e luz, responsabilidade do síndico, atualização do Cadastro Único, tarifas sociais, e acompanhamento sobre os serviços públicos, a exemplo de saúde e educação, dentre outros. Muitas perguntas foram feitas e a equipe da Semur esclareceu dúvidas e prestou todas orientações necessárias aos moradores.

Sobre os projetos a serem implantados, a diretora do Departamento de Projetos Sociais da Semur, Janeide Muniz Lobato disse que sua equipe vai atender grupos de crianças, jovens, adultos, idosos e adolescentes. “Nosso objetivo é trabalhar com vários grupos. Vamos empoderar a comunidade para que possa ir em busca de seus direitos, mas também cumprir os seus deveres”, informou.
Essas orientações são necessárias, segundo Janeide, porque muitas dessas famílias moravam em áreas de risco onde não pagavam energia, água, IPTU ou qualquer outra taxa. Agora a situação está bem melhor, mas há necessidade de cumprir com suas obrigações para que melhore ainda mais. “Com a ajuda da prefeitura as famílias vão se habituar à nova realidade, ter sentimento de pertencimento e compreender que a comunidade deles é essa, que precisam se unir, se fortalecer para fazer com que os serviços cheguem até aqui e que convivam em harmonia”, completou.

A determinação do prefeito Hildon Chaves (PSDB) é para que todos os empreendimentos sociais estejam funcionando bem, que sejam regularizados e que as pessoas estejam convivendo em harmonia. Ele deixou isso bem claro para a secretária Márcia Luna (Semur), que por sua vez repassou tais orientações ao Departamento de Projetos Sociais.

Das 144 famílias que moram no Porto Madeiro IV, 50% foi retirada das regiões de risco, onde passavam por constantes alagações devido a cheia do rio Madeira e foram cadastradas pela prefeitura. As demais são oriundas da chamada “demanda aberta”, aquelas que se inscreveram espontaneamente em busca da casa própria.



Deixe o seu comentário