Porto Velho/RO, 20 Março 2024 10:38:12
Diário da Amazônia

Pioneiro celebra os 40 anos de Ji-Paraná

“Seu Zé” nasceu na Bahia, mas adotou Ji-Paraná como sua cidade do coração.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/11/2017 às 05h05min

“Seu Zé” recebeu a reportagem do Diário da Amazônia em sua casa para falar de sua história relacionada a da cidade (Foto: Divulgação/J. Nogueira)

O baiano José Viana dos Santos, popularmente conhecido como “Zé Viana” na região central de Rondônia, sem sombra de dúvidas é um dos diversos personagens que faz parte dos 40 anos da trajetória política e administrativa de Ji-Paraná. Vereador da segunda legislatura, ainda quando o Poder Legislativo (Câmara Municipal) era instalado em Porto Velho, no antigo Território Federal de Rondônia, como o segundo mais votado de todo o território; ex-deputado federal nas eleições de 82, e antes, tendo disputado a prefeitura do Coração de Rondônia, na primeira eleição direta para o Palácio Urupá.

Atualmente, com 89 anos de vida, Zé Viana recebeu a reportagem do Diário da Amazônia para contar um pouco da sua trajetória pessoal, profissional e política. Ele diz acreditar na continuidade do crescimento da cidade, acreditar na atual administração e afirma, que nada mais segura o desenvolvimento do município. Também citou que uma das carências do povo é a falta de pavimentação asfáltica, mesmo com o esforço da prefeitura em diminuir essa deficiência.

Quem é o seu “zé viana”?

Político e teólogo, José Viana dos Santos é baiano da cidade de Barra do Mendes, onde estudou e trabalhou na Escola Técnica de Comércio Frederico. De lá, se transferiu para o Estado do Mato Grosso, para residir em Nortelândia, trabalhando em cartório de Registro Civil em escritório de contabilidade até o ano de 1957. Logo depois, ele assumiu o cargo de escrivão, e a pedido da população, foi nomeado como subdelegado, e posteriormente, como titular da citada cidade. Antes, em 1962, Zé Viana de casou com Idália Viana de Oliveira com a qual teve cinco filhos.

Ele também passou pelas cidades de Peixoto e Dom Aquino, sendo que nesta última cidade ele conseguiu instalar o seu primeiro escritório de contabilidade. Nessa região, no período militar, Zé Viana chegou a ser preso duas vezes, e logo depois, foi morar em Jaciara, trabalhando no mesmo ramo e militando na política local.

A chegada do pioneiro na antiga Vila de Rondônia aconteceu em 1972, através da colonização da região que era feita pelo Incra. Em decorrência da alta violência da época, quando se matava posseiros praticamente todos os dias, Zé Viana assumiu a liderança de denunciar os crimes de terras, contando com o apoio do então deputado federal Jerônimo Garcia de Santana (MDB), chegando a ser ameaçado de execução por quatro vezes.

Na antiga vila, o pioneiro conseguiu instalar seu primeiro escritório de contabilidade na rua Almirante Barroso, centro, onde continuou militando na política. Foi o primeiro secretário do comitê do MDB, em 74.

Expectativa

Com 45 anos de Ji-Paraná, e mais de 20 anos atuando na política da região central de Rondônia, lembrou que ao longo dos anos, a antiga Vila de Rondônia, hoje Ji-Paraná, cresceu de forma bastante satisfatória. Para ele, o crescimento da cidade não para jamais. “Tenho uma cidade bem localizada, centralizada de excelentes políticos e apoio das esferas. Isso, é o que mais conta para um município se desenvolver sempre”, afirmou. Sobre política, José Viana lembrou que já está aposentado, apenas torcendo para que vereadores, deputados, deputados federais, governador e senadores, pode sempre apoiar causas não nobres de Ji-Paraná, para que a cidade continue a se desenvolver e possa se manter com uma economia pujante para beneficiar seus moradores.



Deixe o seu comentário