Porto Velho/RO, 22 Março 2024 08:57:18
Diário da Amazônia

Professores participam de oficina de xadrez

Iniciação foi ministrada por alunos do Ifro para docentes da rede pública de Ensino

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/09/2017 às 05h25min

A modalidade serve como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Ariquemes, ministraram oficina teórica e prática sobre o jogo de xadrez, no Polo de Educação a Distância do Ifro, na última semana. A atividade foi orientada pelos professores do Campus das áreas de Educação Física, Andressa Lima, e de Artes, Oscar Borche. Participaram os alunos Iago Macedo, Camila Bogorni e Letícia Stedile.

A oficina foi voltada para professoras da rede pública, tendo parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes e a colaboração da professora Dirce Marinho da Escola Municipal Dirceu de Almeida. Buscou-se despertar o interesse pela modalidade do xadrez e ensinar as regras básicas do jogo, uma vez que inserir e incentivar a modalidade do xadrez no ambiente escolar serve como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem dos alunos de maneira lúdica.

Superação

Segundo a professora Andressa, a oficina foi muito positiva no desenvolvimento dos próprios alunos do Ifro, que demonstraram superação e dinamicidade na preparação e execução do curso ao passarem a ser multiplicadores da modalidade. Os três são competidores que representaram o campus nos últimos jogos escolares na modalidade do xadrez. Camila e Letícia ficaram em primeiro lugar nos Jogos Interescolares do Município de Ariquemes (Jiema), nas fases regionais, e estão classificadas para a fase estadual no próximo mês de outubro. Elas também estão compondo a equipe municipal de xadrez da cidade de Ariquemes, que irá competir nos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). O JIR ocorrerá na cidade de Ariquemes no final de setembro. E durante a primeira fase do Jifro (Jogos do Ifro), em Porto Velho, as estudantes ficaram em primeiro lugar e Iago compôs a equipe que ficou em terceiro lugar no xadrez em grupo.

Troca de experiências e vivência do jogo

A aluna Letícia Stedile comentou que no início estavam preocupados de como seria a recepção por parte dos professores, mas conforme a oficina evoluiu, a interação e participação dos professores foi muita boa e superou as expectativas. O período matutino foi voltado para teoria e regras básicas para iniciação do xadrez. Já no período vespertino o destaque foi para a prática e todos tiveram a oportunidade de vivenciar o xadrez, manuseando o tabuleiro e as peças em grupos de quatros pessoas.

A intenção da divisão em grupos era a de que os participantes se autoajudassem na prática e conseguissem memorizar das regras do jogo. “Usamos um tabuleiro gigante, os coletes de cada peça, daí, falava-se sobre a movimentação do peão, chamávamos os professores e eles ocupavam o posicionamento dentro do tabuleiro de xadrez. Conseguíamos assim mostrar as situações que havíamos falado na teoria, fazendo o uso da teoria e da prática simultaneamente, de forma agregada”, explica a professora Andressa Lima.



Deixe o seu comentário