Porto Velho/RO, 20 Março 2024 23:16:51
Diário da Amazônia

Rio Madeira já atinge 20m na região de Abunã

Autoridades do Acre estão receosas quanto a um novo isolamento do Estado.

Por Ac24horas
A- A+

Publicado: 24/01/2018 às 07h00min

Águas do rio Madeira já ameaçam avançar sobre a BR-364 e isolar a região de Abunã (Foto: Ac24Horas)

As intensas chuvas na região da Bolívia preocupa a Defesa Civil de Rondônia e deixa em alerta constante as autoridades do Estado do Acre. O rio Madeira na região do Abunã atingiu ontem o nível de 20,40 metros e em Porto Velho a cota está em 14,80 metros e já atinge alguns bairros.

Na capital rondoniense, a prefeitura já decretou Estado de Alerta por causa da subida do nível do rio Madeira que ameaça alagar as áreas mais baixas da cidade.

As autoridades acrianas estão em alerta quanto a possibilidade do rio Madeira transbordar sobre a BR-364 na região do Abunã e Mutum que em 2014 acabou deixando o Acre isolado do restante do Brasil.

Em reunião organizada pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) que envolveu a participação da Defesa Civil do Amazonas, representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e direção da Usina de Jirau e Departamento de Infraestrutura e Transportes (Dnit) estão sendo debatidos as diretrizes para ações integradas no caso de uma maior elevação das águas do rio Madeira.

O coordenador de monitoramento da Defesa Civil em Rondônia, Anderson Luiz, disse que as usinas estão passando as informações que tudo continua dentro do esperado, mas se houver a possibilidade de as águas do Madeira transbordar a BR-364 ações emergências por parte da Usina serão realizadas.

O governador do Acre, Sebastião Viana, esteve em Brasília pedindo esclarecimento da Agência Nacional de Águas com relação o monitoramento e ações das Usinas para que se evite uma enchente igual a de 2014 quando o Acre acabou sofrendo com o isolamento por terra.



Deixe o seu comentário