Porto Velho/RO, 22 Março 2024 07:40:58
RONDÔNIA

Rio se aproxima da cota de inundação

CPRM informa que falta pouco mais de 70 centímetros para chegar à cota de inundação.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/02/2018 às 05h00min

Apesar do monitoramento diário sobre a situação, o nível do rio Madeira continua subindo e causa preocupação (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Boletim extraordinário divulgado ontem pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) indica a previsão de que se o nível das águas do rio Madeira continuarem subindo e a possibilidade de mais chuva na bacia para os próximos dias a tendência é de agravamento do cenário, já que o rio está 1,25 metro acima do nível de alerta. De acordo com o engenheiro Hidrólogo Artur Matos, da CPRM, o rio está a 74 centímetros da cota de inundação. “O momento é de atenção, mas estamos mobilizados, acompanhando a cheia com medição diária da vazão em Porto Velho e Abunã e também com emissão de boletins diários do monitoramento do rio Madeira”, disse.

Segundo Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal, a cota do nível do rio Madeira está em 16,25 metros e a cota de inundação é de 18 metros. Atualmente 13 famílias foram retiradas de suas casas pela Defesa Civil e realocadas em residências de familiares. Na próxima segunda-feira, dia 26, será realizada uma reunião da Defesa Civil com representantes de todas as secretarias municipais para o alinhamento das demandas. “Faremos a reunião na sala de situação para que cada secretaria se responsabilize por uma tarefa, como, nas questões de abrigos, logística para auxiliar o deslocamento para o Baixo Madeira e afins”, explicou Marcelo.



Deixe o seu comentário