Porto Velho/RO, 24 Março 2024 06:40:30
RONDÔNIA

Uber começa a funcionar na capital

Quem se interessar em trabalhar na empresa será necessário cumprir regulamento.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/05/2017 às 05h00min

Taxistas e mototaxistas participaram de duas audiências públicas em Porto Velho

O serviço de trasporte privado Uber começa a funcionar hoje em todo o território da capital rondoniense, a partir das 8h de hoje já é possível marcar suas corridas com o serviço online.

Depois de várias discussões o serviço de transporte privado chega definitivamente em Porto Velho para trazer mais uma opção no transporte da cidade. Segundo o diretor-geral do Uber da região norte Henrique Weaver, foi feita uma pesquisa minuciosa na cidade, que estava carente na melhoria do transporte.

“O serviço para poder circular é necessário um estudo minucioso, pois queremos agregar valor à sociedade, principalmente Porto Velho que tinha uma certa demanda em outras opções de trasporte, o intuito do Uber na cidade é fazer com que ela se desenvolva, oferecendo segurança, conforto e tranquilidade para a população”, comenta Weaver.

Henrique Weaver ainda comenta que não existe concorrência com os taxistas, pois o serviço oferecido é privado e não público como os táxis convencionais.

“Sempre que vamos implantar o serviço em uma cidade nova acontecem estas discussões, não foi diferente em Porto Velho, mas as pessoas precisam entender que o Uber não é táxi, não prestamos serviços públicos, o Uber é legalizado por lei no País pela política de mobilidade urbana, o nosso serviço é privado, não estamos concorrendo mercado com os taxistas, e sim com o carro particular, pois 99% dos veículos particulares se encontram estacionados nas garagens porque as despesas são altas, queremos reforçar o consumo e não a posse”, diz o diretor-geral.

O serviço que vai funcionar em Porto Velho cedido pela empresa é o Uber x, produto mais popular e que oferece o preço mais barato, se tornando mais acessível para o público na cidade.

Segurança é um ponto valorizado para o Uber. O diretor explica que existem três camadas de segurança que o serviço oferece, antes é feita uma checagem de segurança do passageiro pelo próprio aplicativo, o segundo ponto é que durante a viagem o passageiro pode compartilhar o trajeto que é monitorado por GPS até o destino final, e o último ponto é a avaliação mútua, depois do trajeto tanto o motorista quanto o passageiro podem avaliar um ao outro na plataforma.

Quem tiver interesse em trabalhar no Uber é necessário cumprir com o regulamento, que inclui checagem de antecedentes, documentação do carro em dia e as exigências que o carro tenha duas portas e ar-condicionado. Para mais informações acesse www.uber.com.

Taxistas são contra a implantação

A Assembleia Legislativa e Câmara Municipal realizaram uma audiência pública para tratar do tema. As classes dos taxistas e mototaxistas alegam que com a atual crise econômica não estão tendo lucro nenhum e que está quase impossível sustentar as famílias. Além disso, dizem que com a quantidade de documentos e taxas que pagam para se regularizarem junto ao município, respaldam a população quanto à segurança do serviço, fato que segundo eles, o Uber não garante.

Eduardo de Castro, presidente da Rodotáxi- Associação dos Taxistas da Rodoviária, disse que participou da audiência pública recente na ALE, sobre a implantação ou não do Uber e se diz totalmente contrário à realidade de trabalho do município de Porto Velho. Segundo Castro, já existe uma grande quantidade de táxis à disposição da população que já está sofrendo os impactos da crise econômica do País e de acordo com ele, não existe uma regulamentação específica na lei para que o serviço de Uber seja implantado na cidade.



Deixe o seu comentário