Porto Velho/RO, 26 Março 2024 08:52:16
Diário da Amazônia

Vigilância faz ação Raio-X Consciente

Em Ji-Paraná, visitas estão sendo feitas por uma equipe de servidores levando orientação.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/01/2017 às 05h05min

A campanha é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com Estados e municípios

A prefeitura de Ji-Paraná através da Secretaria de Saúde, via Divisão de Vigilância Sanitária (DVS), já iniciou a campanha “Raio- X Consciente” nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e privadas da cidade. Visitas estão sendo feitas por uma equipe de servidores levando orientação da necessidade do uso da equipe denominado Avental Publífero, protetor da região da garganta, área de risco de doenças como a tireóide e o câncer, em caso do não uso do ítem. A campanha é do Governo Federal em parceria com Estados e municípios.

A diretora da vigilância, Ana Maria dos Santos, explicou que os raios-X (radiação ionizante) são uma forma de radiação eletromagnética. As radiações ionizantes estão concentradas nas modalidades de diagnósticos por imagem, entre as quais: radiologia convencional e com contraste, odontologia peri-apical e panorâmica computadorizada, mamografia e densitometria óssea.

A diretora ainda explicou que a quantidade de radiação necessária para uma imagem de raio-X é pequena. O problema é que a exposição à radiação é cumulativa, e os raios-X que o paciente recebe durantes os exames médicos não são a única fonte de radiação. “Estamos expostos a uma média de 3,6 milisievert por ano, a maior parte proveniente da terra, atmosfera, nosso corpo e espaço exterior”, explicou. “Justamente por não possuímos sensores de radiação ionizante, não percebemos se estamos recebendo doses adequadas quando nos submetemos a um exame radiológico”, completou.

Cuidados 

Durante a campanha, iniciada este mês em Ji-Paraná, a equipe da Vigilância Sanitária orienta que uma vez que a exposição excessiva aos raios-X pode ter efeitos nocivos prolongados, faz-se necessário ao pacientes perguntar ao médico, citando como exemplo: O uso do exame é absolutamente necessário; Usar exames de imagem apenas quando houver uma necessidade de benefício; Evitar múltiplos exames em curto espaço de tempo; Sempre que necessário usar métodos de diagnósticos por imagem alternativa, como ultrassom e ressonância magnética, que não utilizam radiação ionizante em suas fontes.
Perguntar ao técnico radiologista: Que sempre proteja as partes não implicadas no processo, tapando-as com uma proteção de chumbo. Realizar a radiografia somente da área que se pretende examinar, e sempre usar a menor dose de radiação possível.

Alerta

A diretora ainda lembrou que nos casos das mulheres grávidas, as mesmas são aconselhadas a evitar os raios-X, se possível, se necessário devem utilizar o equipamento de proteção individual. O trabalho já chegou a mais de 20 unidades de saúde, entre as quais, clínicas odontológicas.



Deixe o seu comentário