Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:24:48
Diário da Amazônia

2° edição da Expovale contou com mestrandos da Unir

Realizada de 3 a 6 deste mês a exposição contou com a presença da produção científica e tecnológica da Unir

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/05/2018 às 10h56min | Atualizado 09/05/2018 às 15h13min

Foto: Divulgação

Durante os dias 3 a 6 foi realizada em Ariquemes a segunda edição da Exposição de Piscicultura, Agroindústria e Agronegócios do Vale do Jamari.

Com a participação da Fundação Universidade Federal de Rondônia a edição da 2ª Expovale, reuniu 200 expositores, sendo 34 deles agroindústrias que trabalham com produtos regionais no canteiro central da avenida Capitão Sílvio. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), Francisco Hidalgo Farina, o Paco, mesmo tendo foco na piscicultura, a Expovale assegurou a presença de vários outros segmentos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico local.

No estande da UNIR, fizeram-se presentes o curso de mestrado em Recursos Hídricos (Ji-Paraná), e os cursos de graduação em Engenharia de Alimentos (Ariquemes) e em Engenharia de Pesca (Presidente Médici).

Foto: Divulgação

Representando a UNIR, o professor Adilson Siqueira, chefe do gabinete da reitoria, ressaltou que o slogan utilizado no material distribuído no estande da universidade, “UNIR: Na direção do desenvolvimento regional”, não era uma simples frase de efeito, mas um compromisso da atual gestão, que vem sendo cumprido ano a ano pela instituição graças à harmônica soma de esforços do seu corpo docente, técnico e discente, para que a Universidade efetivamente responda às demandas sociais e seja uma força propulsora do progresso econômico com resultados socialmente justos e pautado na sustentabilidade.

A participação da universidade na 2ª Expovale se estruturou em equipes capitaneadas pelo diretor do campus de Ariquemes, Humberto Takeda; pela pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos e Acadêmicos, Marcele Regina Nogueira Pereira; pela responsável pelo cerimonial da UNIR, Marina Castro Passos de Souza Barbosa; pelo vice-chefe do Departamento de Engenharia de pesca, Iuri Vinicius de Andrade Lopes; pelo chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, Luís Fernando Polesi e pelo servidor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq), Ilton Alves, representando o Mestrado em Recursos Hídricos.

A presença da UNIR não se resumiu ao estande da própria universidade. A empresa Água Na Boca Doces, empreendimento de um graduado pelo curso de Engenharia de Alimentos da UNIR, Ronaldo Feliciano de Almeida, exibiu em um estande próprio seus muitos produtos, que contam com a autorização para comercialização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e os subsídios do Programa de Verticalização do Micro Empreendedor Individual (Prove-MEI), tanto no âmbito do Estado de Rondônia como no municipal.

O retorno dos visitantes foi um fator determinante para medir o sucesso do evento. Muitos compareceram em todos os dias do evento. No domingo, dia de encerramento, aproximadamente três mil bandas de tambaqui foram assadas e comercializadas a preço simbólico, com o objetivo de popularizar o consumo deste tipo de proteína em Rondônia e mostrar que a região do Vale Jamari, em especial a cidade de Ariquemes, é a maior produtora de peixe nativo de água doce do país.




Deixe o seu comentário