Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:48:41
VARIEDADES

5 benefícios mentais do poker

Não é à toa que o poker é reconhecido como um dos cinco esportes da mente em todo o planeta. Tal alcunha foi oficializada em 2010 pela..

A- A+

Publicado: 14/03/2024 às 14h59min | Atualizado 18/03/2024 às 16h14min

Foto de: freepik

Não é à toa que o poker é reconhecido como um dos cinco esportes da mente em todo o planeta. Tal alcunha foi oficializada em 2010 pela International Mind Sports Association (IMSA), que colocou o jogo de cartas mais famoso do mundo em um prestigiado grupo que já contava com modalidades como o xadrez, damas, bridge e go. O título, aliás, permite que qualquer uma dessas cinco atividades pleiteie uma vaga no programa olímpico do COI. Antes apenas um simples hobby secular, o poker se tornou sinônimo daquilo que há de mais moderno e possui hoje um circuito profissional de alto nível, com eventos luxuosos e premiações milionárias. No campo amador, é um grande promotor de tecnologia e novas tendências, promovendo experiências cada vez mais imersivas para os jogadores nas tradicionais plataformas online, possibilitando que pessoas do mundo todo desfrutem de partidas virtuais de onde e quando quiserem. Mais do que isso, como a própria classificação da IMSA sugere, o título se tornou uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades intelectuais. Em tempos em que a saúde mental se tornou elemento de extrema importância na sociedade, o poker é sem dúvida um aliado para a melhoria de aspectos cognitivos e emocionais. Até por isso não é raro encontrar personalidades de diferentes áreas praticando o jogo em busca de autoconhecimento. Aumento da concentração Como em qualquer esporte ou atividade competitiva, o poker requer um alto nível de concentração ao longo de uma partida. Isso porque os jogadores precisam estar constantemente atentos às cartas que são distribuídas, às ações de seus oponentes e às possíveis estratégias a serem adotadas. Manter o foco durante horas de jogo é essencial para tomar decisões informadas e eficazes. Ao praticar a modalidade regularmente, as pessoas podem treinar e aprimorar sua capacidade de concentração, atingindo melhorias significativas em outras áreas da vida, como no trabalho, nos estudos ou em atividades diárias. Além disso, é um aspecto que pode ajudar a lidar com distrações externas e internas de forma mais eficiente, direcionando a atenção para o que é importante. Melhoria da memória Numa partida de poker, os jogadores são exigidos o tempo todo e devem sempre se lembrar de uma série de ações e informações sobre tudo o que acontece na mesa. Essa demanda por reter e recordar dados constantemente é o que de fato pode ajudar a melhorar a memória. Especialistas explicam que ao exercitar e fortalecer sua memória durante o jogo é possível maximizar as lembranças em outras áreas da vida, como tarefas a serem realizadas, nomes de pessoas, datas importantes e informações relevantes de trabalho ou estudo.

Foto de : freepik

Redução do estresse Apesar de ser um jogo competitivo e desafiador, o poker pode atuar como uma forma eficaz de reduzir o estresse e promover o relaxamento mental. Durante uma partida, os jogadores muitas vezes se envolvem completamente no que está sobre a mesa, deixando de lado preocupações e distrações externas. O foco exigido pode ajudar as pessoas a se desconectarem temporariamente de fontes de estresse, permitindo-lhes desfrutar de um período de tranquilidade mental. Enquanto estão imersas no jogo, elas experimentam uma sensação de fluxo, estando completamente envolvidas na atividade, o que pode ser altamente gratificante e ter efeitos positivos sobre o humor e o bem-estar. Tomadas de decisão sob pressão Como qualquer esporte, o poker frequentemente coloca os jogadores em situações de pressão, devendo tomar decisões importantes em um curto espaço de tempo. Diante do dinamismo das rodadas e das poucas informações disponíveis, cada competidor deve ponderar as opções e traçar a melhor estratégia para surpreender o adversário. Essa demanda por tomadas de decisão rápidas e precisas pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Ou seja, praticar essa atividade regularmente é uma ótima alternativa para aprender a controlar as emoções, manter a calma e pensar com clareza, mesmo sob pressão, o que pode ser útil em diversas situações da vida real. Raciocínio lógico Complementando o item anterior, o poker é um jogo estratégico que exige um alto nível de raciocínio lógico e habilidades matemáticas. Afinal, quem está com as cartas na mão precisa avaliar as probabilidades de jogadas a serem formadas e antecipar as ações de seus oponentes. Esse raciocínio lógico é essencial para tomar decisões informadas e eficazes ao longo de uma partida. Por isso, um bom jogador de poker aprende a analisar informações de forma crítica e a identificar padrões e tendências, chegando a conclusões baseadas em evidências sólidas. Em um ambiente competitivo e desafiador, saber antecipar possíveis desfechos e ajustar sua abordagem conforme o jogo avança pode contribuir para uma maior agilidade mental e adaptabilidade.



Deixe o seu comentário