Porto Velho/RO, 23 Março 2024 07:04:48
Diário da Amazônia

Mostra Cinema Direitos Humanos será realizada em Porto Velho

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em 2018 completa 70 anos, é o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que entre..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/12/2018 às 09h35min | Atualizado 07/12/2018 às 09h48min

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em 2018 completa 70 anos, é o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que entre novembro e dezembro acontece nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.

Em Porto Velho as exibições serão realizadas no auditório do SENAC, de 10 a 14 de dezembro, e a programação é totalmente gratuita. Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves.

Na abertura do evento, marcada para o dia 10, às 19h, será feito um ato em defesa dos direitos Humanos na Amazônia, uma parceria com a comissão de Justiça e Paz da arquidiocese de Porto Velho e Unir.

A Mostra é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM). Em Porto Velho o CineOca e Palma Produção são responsáveis pela coordenação do evento, que contam ainda com a parceria do SENAC, Universidade Federal de Rondônia e Secretaria de Assistência Social e da Família de Porto Velho.

Os filmes selecionados para esta edição da Mostra abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente. Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closedcaption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.

 



Deixe o seu comentário