Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:52:19
Diário da Amazônia

  Melhorar a produção de leite no estado 

  O secretário de Agricultura (Seagri) Evandro Padovani planeja em 2020 colocar em prática a operação “Laboratório de Qualidade do..

A- A+

Publicado: 12/01/2020 às 06h38min

  O secretário de Agricultura (Seagri) Evandro Padovani planeja em 2020 colocar em prática a operação “Laboratório de Qualidade do Leite”, criando condições para os produtores, indústrias e laticínios cumprirem as normas técnicas do Ministério da Agricultura 76 e 77 que normatizam o setor produtivo leite no País. No ponto de vista do secretário, Rondônia  se destaca na produção de leite na região Norte, portanto, nada mais justo do que o governo do estado apoiar este setor que gera emprego e rendas nas áreas rurais e urbanas. 

      Aquisição de alimentos 

     Para 2020 foi destinado pelo Ministério da Cidadania, ao governo de Rondônia recursos da ordem de R$ 5 milhões para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tenham origem nas pequenas propriedades rurais. O governo do estado entra com uma contrapartida na ordem de R$ 325 mil. O PAA adquire produtos de 1.694 pequenos produtores rurais, que são distribuídos para 427 entidades assistenciais. 

    Acre livre de febre aftosa 

   O presidente da Agência Idaron, Júlio Peres acredita que tecnicamente o Acre apresenta condições para compor o bloco de área livre de febre aftosa sem vacinação, acompanhando, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas cumprindo os protocolos exigidos pelo Ministério da Agricultura, visando exportar carne para o Mercado Comum Europeu. Júlio Peres, frisa que o trabalho de fiscalização pela Agência Idaron, nas fronteiras com os quatro estados que compõem o bloco visando o controle sanitário do rebanho bovino não sofrerá solução de continuidade. 

    Mulheres no agro 

   Na 9ª Rondônia Rural Show, a ser realizada de 26 a 30 de maio de 2020, em Ji-Paraná no Centro Tecnológico Vandeci Rack, este ano, as mulheres ligadas ao agronegócio serão homenageadas em reconhecimento pelas suas atividades junto ao setor produtivo.  Segundo a Coordenadora da 9ª Rondônia Rural Show, Regiane Lucas, a ideia foi aprovada pelo secretário de Agricultura Evandro Padovani e vem tendo boa receptividade. Até o momento 250 expositores nacionais e regionais já garantiram espaços e 150 ainda restam confirmar. 120 agroindústrias e artesanatos já confirmaram presença. 

      Reunião e visitantes 

     Na próxima quinta-feira, (23) no auditório da Eucatur, em Ji-Paraná, os técnicos da secretaria de Agricultura que desenvolvem o projeto para 9ª Rondônia Rural Show, estarão reunidos com produtores rurais e empresários para alinhar, os mais diversos temas ligados ao evento, em que se espera reunir mais de 150 mil visitantes. De 26 a 30 de maio Ji-Paraná vai se tornar a capital econômica do estado de Rondônia.   

     Finalizando 

     Como arroba do boi baixou 15%, a sugestão para o final de semana é de um churrasco de costela, dando uma trégua para o frango, suíno e peixe. Boa leitura!

 



Deixe o seu comentário