Porto Velho/RO, 21 Março 2024 12:56:06
SAÚDE

Governo deve decretar Lockdown em Porto Velho

A proposta é fechar tudo ficando apenas supermercados, farmácias, hospitais e postos de combustíveis.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 05/06/2020 às 10h28min | Atualizado 05/06/2020 às 13h54min

O governo estadual planeja decretar lockdown em Porto Velho, devido ao crescimento acelerado dos casos de Covid-19, que causou colapso nas unidades de saúde. Já não tem mais leitos disponíveis para os pacientes e isso vem elevando o índice de mortes. O secretário Chefe da Casa Civil do governo, José Gonçalves Junior, organizou uma reunião por videoconferência nesta manhã, com empresários do Grupo Pensar Rondônia e representantes dos poderes para debater o assunto e anunciar o isolamento.

A proposta do isolamento restrito iniciará neste sábado (6), e na segunda-feira terá uma reunião com todos os segmentos empresariais e os poderes para definir um plano de reabertura com o devido controle. O Procurador Geral do Estado, Juraci Jorge, disse que a medida é necessária porque está faltando conscientização da população. “Na Zona Sul e Zona Leste, onde está a maioria dos infectados, as pessoas estão nas ruas como se nada estivesse acontecendo”, alertou.

A proposta é fechar tudo ficando apenas supermercados, farmácias, hospitais e postos de combustíveis. A reabertura será gradual e com rígido controle para evitar o retorno da contaminação ampliada.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, informou que na segunda-feira (8) serão entregues 70 leitos no antigo Hospital Regina Passes, e desses apenas 10 leitos são de UTIs. Os hospitais estão com dificuldades para instalar mais UTIs porque os fabricantes não estão conseguindo atender a demanda de equipamentos. Nesta semana, pacientes morreram nos corredores de hospitais por falta de UTIs.



Deixe o seu comentário