Mais de 1.290 reclamações e mais de duzentas audiências de conciliação foram realizadas desde o início da pandemia do coronavírus, de março até os dias atuais no escritório local do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de Rondônia (Procon) de Ji-Paraná. De Cordo com a gerente local do órgão, Luana Stocco, felizmente 90% dos resultados das demandas foram positivas.
Queixas sobre administradoras de consórcios estão sendo recorrentes no escritório local do Procon de Ji-Paraná, principalmente quando se trata de golpes aplicados diretamente ao consumidor nesse período de pandemia do novo coronavírus. “O consumidor deve ficar atento às promessas de quitação de consórcio durante o período pandêmico. Os golpistas estão aproveitando do momento e oferecendo descontos consideráveis. Isso é golpe”, alerta a gerente, informando o registro de 42 casos do gênero só em Ji-Paraná.
Morador de Ji-Paraná, o autônomo Edson Martins da Costa, 65 anos, recorreu presencialmente à unidade do Procon para pedir socorro, pois sentiu-se lesado por um vendedor do consórcio de um carro zero quilômetro, o qual adquiriu uma cota há mais de quatro anos. O consumidor buscou orientações e entregou o caso aos técnicos do Procon a fim de solucionar o impasse, no caso, o prejuízo que ele considera estar sofrendo.
“Quando comprei a cota às informações sobre o bem, condições de pagamento das mensalidades, bem como a quitação, o recebimento do veículo ou a carta de crédito, me foi explicado de uma maneira. No decorrer do tempo a situação é outra. Além de aumentar absurdamente o valor da parcela nem consigo quitar para receber o bem”, queixou-se no Procon, em Ji-Paraná.
Com informações de Assessoria