Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:28:53
Diário da Amazônia

A salvação de Cristo e os inimigos do Homem

Jesus Cristo veio ao mundo para no salvar. Mas como salvar o homem do próprio homem?

Por Adão Gomes
A- A+

Publicado: 25/12/2018 às 10h35min

Então é Natal. Época maravilhosa de confraternização e reflexão. Estamos unidos na mesma atmosfera de paz e fraternidade entre as pessoas. Período onde refletimos sobre nossas vidas e planejamos nosso futuro.

Natal ainda nos remate a buscar os ensinamentos que Jesus Cristo deixou em sua passagem pela Terra. As escrituras sagradas nos mostram que Deus enviou seu próprio filho para salvar a humanidade. A Bíblia, também nos ensina que Cristo, desde o seu nascimento, ensinou os homens a se amar e perdoar uns aos outros. O Filho do Homem fez sua parte. E acabou sendo sacrificado pela sua bondade e pela intolerância do homem.

Em uma rápida análise do propósito da vida, e dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo para todo aquele que quer segui-lo, vejo que Boa parte da humanidade está na contramão do que seria pelo menos o ideal.

A realidade da sociedade em sua grande maioria, me faz visualizar uma conduta contrária aos seus ensinamentos dos bons costumes, do cuidado com o próximo, do cuidado com o planeta. Falando em Amor ao próximo, esse dom é deixado de lado por parte dos homens. Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, para ensinar os homens o verdadeiro sentido do amor. Cristo veio para nos salvar de nossos inimigos.

Mas afinal, quem é o inimigo do homem na atualidade? Respondendo diretamente, o próprio homem. O ser humano, para a tristeza geral, está matando o próprio homem. Como diz as escrituras sagradas, matando o próprio irmão. E as razoes para isso são as mais diversas. Disputas pessoais, brigas por poder, por dinheiro, ideologia religiosas, enfim, a lista de motivos para os crimes é extensa. Basta pesquisar a literatura da evolução da sociedade atual. O homem perde a vida por motivos inaceitáveis. Mas, nenhum motivo é aceitável. O homem está morrendo fugindo da guerra civil, expulsos dos suas terras, crianças refugiadas morrendo nas praias. De fome. Mulheres assassinadas, dentro da própria casa.Triste. Dolorido.

O avanço industrial também destrói o meio ambiente. Quase tudo está poluído. Diariamente toneladas de lixo são jogadas no chão. Cidades são lixões abertos, ou parcialmente escondidos sob o solo. O homem contaminando. Destruindo seu próprio lar.

Poderíamos estender outras tragédias produzidas pelo homem. Entretanto, quando refletimos nessa época bonita do Natal, surge em nossos corações um sentimento positivo, alegre: a esperança.

Agarrados a essa esperança é que seguimos em frente. Vendo bons exemplos de homens e mulheres que lutam, batalham para uma sociedade melhor.

Ainda nas primeiras horas da manhã, um carro estaciona em uma movimentada avenida. Em um fim de semana qualquer, duas mulheres, já de meia idade, descem do veículo. Abrem o porta malas e de lá retiram alimentos. Comida, café com leite, pão. Percebi que com leve sorriso no rosto as mulheres se dirigiram a calçada e entregaram a comida aos moribundos. Moradores de rua. Viciados. Rejeitados. Alimento que mata a fome dessas pessoas. Gesto das mulheres que aquece a alma. Mantém a esperança.

E assim, mantemos a esperança em dias melhores. Esperamos que o homem seja melhor para si e os outros. Assim como Cristo ensinou.

Feliz Natal.



Deixe o seu comentário