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Diário da Amazônia

ABED organiza congresso para debater novas tecnologias

Objetivo principal é estudar e debater os impactos que as novas tecnologias trouxeram para a educação

Por Assessoria
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Publicado: 14/09/2017 às 15h42min

A Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), sociedade científica sem fins lucrativos e que promove e debate novas tecnologias de aprendizagem e o ensino a distância no Brasil, promove entre os dias 17 e 21 de setembro o 23º Ciaed (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância). O evento tem co-realização do SENAC, apoio oficial do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, no centro de eventos Maestra.

O tema do congresso deste ano é: “metodologias ativas e tecnologias aplicadas à educação”. O objetivo principal é estudar e debater os impactos que as novas tecnologias trouxeram para a educação e encontrar uma forma de unir as metodologias tradicionais de ensino com as aplicações inovadoras desenvolvidas nos últimos anos.

Sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas ou projetos (PBL), jogos, estudo blended ou híbrido, simuladores e tecnologias baseadas em realidade virtual, realidade aumentada e learning analytics são só alguns dos vários assuntos que serão abordados durante o congresso. Palestrantes nacionais e internacionais, gestores escolares, professores e outros educadores estarão presentes para debater essa constante transformação pela qual passa o ensino.

Além de assistir as palestras e as mesas de discussão, será possível realizar minicursos como uma atividade complementar ao congresso. Eles terão carga horária de seis horas (realizados em dois períodos de três horas cada). Na lista, há cursos sobre como utilizar o pensamento visual (visual thinking) para organizar e comunicar ideias, como funciona o direito autoral no ensino a distância, o papel dos dispositivos móveis no ensino de ciências naturais, entre outros.

Panorama geral do EaD no Brasil

O evento também contará com o lançamento do Censo EaD 2016. A pesquisa é realizada anualmente com o objetivo de traçar um panorama geral do ensino a distância no Brasil e coletar dados, como número de cursos ofertados e de instituições de ensino que ofertam a modalidade, perfil dos alunos, entre outras informações.

De acordo com a Abed, o ensino a distância beneficia pessoas que moram longe dos centros urbanos e aqueles que precisam de maior flexibilidade com relação aos dias e horários de estudo, já que é possível estudar de qualquer lugar com computador e acesso à internet. Segundo dados do último censo EaD (2015), o ensino a distância possui 5.048.912 alunos, sendo 1.108.021 em cursos regulamentados totalmente a distância e semipresenciais e 3.940.891 em cursos livres, representando um aumento de 23,3% de alunos em relação a 2014.



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