Porto Velho/RO, 22 Março 2024 18:33:22
Diário da Amazônia

Acadêmicos têm palestras sobre empreender em Ji-Paraná

O evento teve como objetivo despertar o comportamento empreendedor nos estudantes.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/05/2017 às 07h10min

Centenas de estudantes participaram do evento ‘Empreendedorismo em dois tempos’

O mês de maio começou diferente para universitários da região central do Estado. Alunos da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa) e do Centro Universitário Luterano (Ceulm/Ulbra) participaram do evento “Empreendedorismo em dois tempos”, ministrado por Rosigleide Cardoso, consultora do Sebrae em Rondônia e mestra em administração. O evento teve como objetivo despertar o comportamento empreendedor nos estudantes, ampliar seus horizontes e demonstrar a importância do equilíbrio entre empreendedorismo empresarial, corporativo e social.

De forma interativa, a consultora conceituou comportamentos empreendedores que contribuem para alcançar bons resultados, tendo por base os parâmetros inseridos no Programa Nacional de Educação Empreendedora, criado para ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos.

Nesse programa, professores e alunos desenvolvem suas competências em duas frentes principais: competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. No primeiro aspecto, destaca-se a valorização dos processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões; no segundo, aborda-se a possibilidade do autoemprego.

A palestra também é uma das ações do programa e beneficiou, gratuitamente e em dois turnos, os alunos das universidades mencionadas (Unijipa no dia 2 e Ceulm/Ulbra no dia 4). Mais de 80 acadêmicos participaram de cada palestra.

Despertar

Rosigleide Cardoso explica que o Sebrae em Rondônia mais uma vez busca despertar o empreendedorismo com uma atitude proativa. “Já não temos mais condições de ficar esperando as oportunidades baterem em nossa porta. Nós precisamos capacitar e desenvolver as pessoas, para que vejam as possíveis oportunidades e empreendam em suas vidas”, disse.
“Foi uma experiência produtiva para mim. Adquiri muito conhecimento sobre empreendedorismo, o que me despertou a planejar e organizar melhor meus projetos. Acredito que esse é um assunto de vital importância em todas as áreas de nossas vidas”, comemora o estudante Efrain Figueiredo.

Para o acadêmico João Rafael, o evento mostrou claramente que é possível aprender e empreender, e com uma simples mudança de postura pode-se fazer toda a diferença. (AI)



Deixe o seu comentário