Porto Velho/RO, 22 Março 2024 16:45:41
Diário da Amazônia

Ações de imunização nas UBSs são fortalecidas

A intenção é melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. O resultado é o atendimento mais resolutivo aos usuários do SUS

Por Redação DIÁRIO DA AMAZÔNIA
A- A+

Publicado: 21/11/2018 às 08h02min

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e vacinadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da prefeitura de Ji-Paraná estão participando de um processo de treinamentos sobre o plano de ação para organizar ainda mais os procedimentos das salas de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os profissionais estão recebendo orientações sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP), e a importância da integração entre as equipes da UBS e setor de imunização do município.

Os profissionais estão recebendo orientações sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP). – Foto: Divulgação

Segundo o diretor da Divisão de imunização da Semusa, Rafael Araújo, o trabalho faz parte do projeto de planificação coordenado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), governo do Estado e prefeitura de Ji-Paraná, que tem o objetivo de fortalecer a Atenção Básica no município. “A intenção é melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, queremos sensibilizar os profissionais para que colaborem no fortalecimento da imunização no município, como ação efetiva e estratégica da atenção primária à saúde em Ji-Paraná. O resultado é o atendimento mais resolutivo aos usuários do SUS. A prevenção é uma rotina, não só os exames preventivos e consultas médicas. As vacinas também são uma forma de prevenção e as equipes das unidades precisam estar envolvidas para que acompanhem os cartões de vacinação principalmente dos idosos, gestantes e crianças. Não é só encaminhar para a sala de vacina, mas que o profissional supervisione e faça a orientação”, explicou.

Rafael disse ainda que nesse processo da planificação a sala de vacina será melhor integrada com as equipes das UBS. “Além da supervisão do setor de imunização, as salas de vacinas são acompanhadas por um enfermeiro da unidade”.



Deixe o seu comentário