Compreender as preferências de compra do shopper é fundamental para otimizar as ações na gestão de trade marketing. Esse trabalho serve para segmentar a base de clientes, estreitar o relacionamento com os consumidores, estabelecer abordagens e contatos mais assertivos e ainda melhorar processos decisórios, que acarretam na elevação da rentabilidade no varejo.
Diante desse cenário, monitorar a preferência do cliente faz com que a empresa seja mais competitiva e, como consequência, contribui para torná-la mais relevante para seu público-alvo.
No entanto, são poucas as organizações que fazem uso dos dados da preferência do comprador para otimizar o potencial de seus negócios. Um dos motivos pode ser a falta de conhecimento sobre o tema.
Veja como monitorar a preferência do consumidor no PDV e como um sistema de trade marketing pode ajudar!
O bom atendimento no PDV ajuda no monitoramento do comportamento do consumidor, auxiliando na identificação das questões que permeiam as necessidades de compra e identificando maneiras de resolver os problemas do cliente. Para isso, é necessário investir na qualificação da equipe de promotores.
Por isso, a equipe deve ser preparada de forma adequada para sanar todas as dúvidas dos clientes na loja. Também é importante disponibilizar as informações necessárias de forma rápida, e para isso, contar com a ajuda de um app de trade marketing, é fundamental.
O sucesso das ações depende de um atendimento que resolva as questões do consumidor com precisão e agilidade. Isso facilita a abordagem para o monitoramento das preferências e os promotores ainda podem apurar dados relevantes que ajudarão nas estratégias de mercado.
Os Indicadores de Performance, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são indicadores-chave utilizados por um negócio para revelar como está o desempenho geral da empresa, produto ou serviço. É importante estabelecer dois ou três KPIs que possam revelar o desempenho da marca monitorada.
Nesse caso, não é interessante estabelecer muitos indicadores. Eles podem ser poucos, desde que eficientes. São exemplo de KPI’s o número de visitas do cliente à loja, gasto médio por produto e marca de preferência.
Com um sistema de trade marketing é possível monitorar os estoques em tempo real e, assim, ter um importante indicador da preferência do cliente. Quanto maior a saída de um produto – maior a aderência do shopper. Se o contrário acontecer, é possível corrigir a estratégias a fim de garantir a competitividade do produto.
Além disso, com um software de trade marketing, todas as informações estarão sempre ao seu alcance. Com o programa, também é possível extrair relatórios que garantem o melhor alinhamento possível entre os setores da empresa envolvidos no back office e com a equipe de campo.
Assim, o sistema é a base que oferece suporte para que a gestão de trade marketing seja bem estruturada e preparada para os desafios diários. Além disso, ainda torna possível conseguir um efetivo monitoramento da concorrência e da preferência do shopper no PDV.
Portanto,a ferramenta comporta diversos indicadores e dados necessários para um efetivo monitoramento da preferência do shopper no PDV. Com esses dados em mãos, promover ações mais estratégicas para elevar o resultado do negócio torna-se bem menos desafiador.