Porto Velho/RO, 21 Março 2024 01:44:02
Diário da Amazônia

Advogado assume presidência do Fundo Municipal

Ele substitui a ex-presidente, Eliane Cristine Silva que estava no cargo há mais de dois anos.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/10/2020 às 14h53min

Foto: Divulgação

O advogado, Robson Casula assumiu no último dia sete a presidência do Fundo Municipal de Previdência (FMP) da prefeitura de Ji-Paraná. Foi mais uma mudança no chamado primeiro escalão da administração do prefeito, Afonso ‘Mabel’ Cândido. Ele substitui a ex-presidente, Eliane Cristine Silva que estava no cargo há mais de dois anos. Segundo o novo titular, um dos desafios é conseguir desafogar o número alto de processos referentes a solicitação de pensão e aposentadoria.

Ao Diário da Amazônia, o presidente declarou que chega ao Fundo Previdenciário através do aceite de um convite, feito direto pelo prefeito interino, Afonso ‘Mabel’ Cândido com o pedido expresso para que no mais curto espaço de tempo, se consiga organizar o órgão que se encontra abarrotado de ações, com algumas esperando liberação há mais de dois anos.

Já nessas primeiras semanas de trabalho, Robson Casula mencionou alguns problemas como governança e investimento. Ele afirma ter encontrado mais de 300 pedidos desde uma simples certidão de emissão, pensão até abono. “Nosso desafio é sanear todo trabalho que virou um gargalo para atender o segurado e o servidor de uma forma em geral”, afirmou.

Ele relatou que a situação financeira do Fundo de Previdência Municipal (FPM) para investimento físico ou de sistema de consultoria, é considerada boa. Sobre os recursos para garantir os benefícios dos segurados, Robson garantiu está sendo feita uma avaliação atuarial referente aos anos de 2019 e 2020, com isso, se saberá como está a saúde financeira do órgão. “Garanto que não há risco de o órgão ‘quebrar’”, relatou. Robson Casula finalizou afirmando que pretende, ainda este ano, realizar o chamado cadastramento e recadastramento dos serviços, de preferência através de um aplicativo.

O advogado, antes de assumir a presidência do Fundo Previdenciário da prefeitura, já havia assumido o cargo de Procurador Geral do Poder Legislativo (Câmara de Vereadores), por duas oportunidades, sendo a última delas na gestão de Afonso ‘Mabel’ Cândido quando vereador e presidente da casa de leis.



Deixe o seu comentário