Porto Velho/RO, 20 Março 2024 14:43:21
Diário da Amazônia

Agricultores participam da campanha Novembro Azul

Os homens com idade acima cinquenta anos devem fazer o exame da próstata, sem exceção

A- A+

Publicado: 14/11/2019 às 15h41min

Agricultores ouvem as orientações sobre a prevenção do câncer de próstata

Para promover a saúde do homem, especialmente a do agricultor, extensionistas da Emater-RO em Ji-Paraná realizam palestras com profissionais da saúde para orientar os homens da zona rural sobre as doenças crônicas que mais afetam a população masculina, entre elas o câncer da próstata, o diabetes, pressão arterial, tabagismo, obesidade e doenças cardiovasculares.

As palestras fazem parte da campanha mundial Novembro Azul, encampada pelo estado de Rondônia, para combater o câncer de próstata, e incentivar práticas de prevenção das principais doenças crônicas do universo masculino.

O trabalho conta com a participação do bioquímico Jose Brás da empresa Biocal, que é um estudioso do assunto e explica de modo didático para os ouvintes as razões porque o homem não pode deixar de fazer os exames preventivos para o câncer de próstata, e também, adotar hábitos saudáveis.

Os homens com idade acima cinquenta anos devem fazer o exame da próstata, sem exceção, e para homens que tenham histórico de câncer na família, parentes próximos como: irmãos, pais, tios ou avós devem fazer os exames a partir de 45 anos, diz o doutor Braz.

O câncer da próstata é uma doença silenciosa que pode não apresentar sintomas no início, não dói e não é aparente, mas é grave. No entanto, se for diagnosticado na fase inicial, tem cura em 98% dos casos.

Existem muitos mitos e preconceitos em relação ao exame, no entanto, não existe apenas um tipo de exame para a próstata. O exame pode ser de sangue, de imagem, como a ultrassonografia, ou de toque. Mas a indicação de qual, ou quais exames serão necessários, será sempre do médico.

Durante a palestra realizada na Linha Gosoli, comunidade São Francisco, da Gleba G em Ji-Paraná, os agricultores compareceram acompanhados de suas esposas e puderam tirar todas as duvidas, sem nenhum constrangimento e participaram de uma descontraída confraternização com distribuição de um kit saúde, com folhetos informativos e preservativos, sorteios de brindes e um saboroso lanche oferecido pela extensionista Eliene Novaes e seus colegas da Emater-RO.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia



Deixe o seu comentário