Porto Velho/RO, 26 Março 2024 05:57:53
Diário da Amazônia

ALE ouve demandas do setor produtivo estadual

Comissão da Agricultura promoveu reunião na quarta-feira, no Plenário da Casa.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 02/10/2015 às 07h10min

O presidente da Emater, Luiz Gomes, fez explanação durante reunião na Assembleia

O presidente da Emater, Luiz Gomes, fez explanação durante reunião na Assembleia

Em reunião na quarta-feira, no Plenário da Assembleia Legislativa, a Comissão de Agropecuária ouviu as demandas do setor produtivo expostas por representantes de todos os órgãos do setor, entre eles o diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Luiz Gomes. O presidente da Comissão de Agropecuária, Lazinho da Fetagro (PT) esclareceu que o motivo da reunião foi para realizar uma rodada de conversas com todos os órgãos que representam o setor produtivo em Rondônia.

Luiz Gomes agradeceu aos deputados por estarem abrindo esse espaço para o debate sobre o setor produtivo, e fez uma apresentação sobre as atividades da Emater nestes 44 anos de atuação em Rondônia, considerada a maior regional de todas as unidades do País, por possuir 71 escritórios locais, instalada nos 52 municípios e grande parte dos distritos do Estado.
Atualmente, segundo ele, a Emater conta com 1.075 funcionários em atividade, entre extensionista rural, na parte social, gestão, administração, apoio e aprendizes. Com esta equipe, a meta é atingir 48.765 famílias de atividade rurais e familiares em Rondônia.

As prioridades da Emater são projetos de agroecologia, crédito rural, cafeicultura, piscicultura, agroindústria, pequenos animais entre outros.

Luiz Gomes realizou a explanação de todos os projetos que abrangem a agricultura familiar, onde os extensionista capacitam os produtores, aumentando a produtividade nas pequenas propriedades, respeitando a vocação de cada unidade rural.

Finalizando, ele elencou as propostas para o próximo ano para a Emater, como a implantação do projeto floresta plantada, o de fruticultura, a ampliação do orçamento e do setor produtivo e o investimento em infraestrutura, veículos e equipamentos.

Questionado por Lazinho sobre o orçamento e fontes de financiamento da empresa, Luiz Gomes esclareceu que o orçamento da Emater para este ano é de R$ 65 milhões, mas há deficiência para pagamento de pessoal de outubro a dezembro. Por este motivo está sendo encaminhado projeto à Assembleia Legislativa para suplementação orçamentária. Outras fontes de renda são taxas de elaboração de projetos em cada unidade e convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.



Deixe o seu comentário