Porto Velho/RO, 26 Março 2024 09:34:19
Diário da Amazônia

Alunos têm tarde lúdica na brinquedoteca da Unesc

Na Unesc, a presença deste espaço infantil exclusivo é importante tanto para o desenvolvimento dos pequenos

Por Redação
A- A+

Publicado: 16/03/2019 às 11h29min | Atualizado 16/03/2019 às 15h06min

Teve nesta semana, as atividades da Brinquedoteca da Unesc, um espaço que tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento lúdico e cognitivo das crianças. Brincando livremente, as crianças colocam em prática sua própria criatividade, aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

Os alunos participantes são da escola Leãozinho. – Foto: Divulgação

Na Unesc, a presença deste espaço infantil exclusivo é importante tanto para o desenvolvimento dos pequenos como para a formação acadêmica dos futuros professores formados pela instituição. Conforme explicou a professora do curso de Pedagogia da Unesc, Ana Paula Gottardi, todas as atividades realizadas na Brinquedoteca são planejados pelos acadêmicos e avaliados ao final, exercendo a prática da ação-reflexão-ação.

“A associação entre teoria e prática é fundamental na formação acadêmica. Os conhecimentos que os acadêmicos adquirem no decorrer das aulas, através da brinquedoteca eles podem colocar em prática. Hoje, por exemplo, trabalhamos dentro da brinquedoteca os conceitos da Pscimotricidade e Lateralidade”, ressaltou a professora.

Toda terça-feira, a Unesc receberá alunos das escolas públicas de Cacoal, colocando a brinquedoteca totalmente à disposição da comunidade. A Creche Leãozinho foi a primeira a usar o espaço neste ano e a satisfação era visível nos olhinhos de cada aluno.

“A Unesc é uma faculdade que traz um apoio muito importante para a escola, nas mais diversas áreas. A brinquedoteca facilita o desenvolvimento cognitivo e social. São atividades que podem parecer simples, mas que fazem a diferença. Esta parceria que a Unesc possibilita com as escolas de Cacoal, além de ser bom para os nossos alunos que podem usufruir do espaço, é uma troca de conhecimento com os acadêmicos, futuros professores”, destacou Vilma Jerdlicka, professora da Creche Leãozinho.

Ao longo das próximas semanas, todas as 12 turmas da escolinha serão recebidas na brinquedoteca da Unesc, por acadêmicos da instituição. O objetivo é atender o maior número possível de escolas, até o final do ano letivo.
A aluna Rosi Maria Teixeira, do 5º período de Pedagogia, que estava na primeira atividade disse que a experiência é sensacional. “Desde o ano passado eu participo das atividades da brinquedoteca. Aqui é a oportunidade que a gente tem para colocar em prática todo o conhecimento adquirido. É uma experiência maravilhosa, sensacional! Para nós e principalmente para as crianças que têm a oportunidade de vir aqui, um lugar diferente, mágico”.



Deixe o seu comentário