Porto Velho/RO, 27 Março 2024 23:59:42
Diário da Amazônia

Aneel reduz tarifa de energia elétrica de Rondônia

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou ontem a redução da tarifa de energia elétrica cobrada dos consumidores..

A- A+

Publicado: 26/11/2014 às 07h42min

Redução da tarifa para os consumidores rondonienses vale a partir de domingo. Foto: Divulgação/Diário da Amazônia

Redução da tarifa para os consumidores rondonienses vale a partir de domingo. Foto: Divulgação/Diário da Amazônia

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou ontem a redução da tarifa de energia elétrica cobrada dos consumidores residenciais atendidos pela concessionária Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron). A redução é de 3,57% nas contas de luz.

Para os consumidores industriais a redução será 4,28% . Os novos valores serão aplicados a partir do próximo domingo (30) para 572 mil unidades consumidoras localizadas nos 52 municípios de Rondônia.

No mesmo dia também foi definido o reajuste tarifário da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre). Para os consumidores residenciais, haverá uma redução de 16,87% no valor da tarifa. Para as indústrias, a redução será 11,94% Os novos valores serão aplicados a partir do próximo domingo (30) para 236 mil unidades consumidoras localizadas em 22 municípios do Acre.

Segundo a Aneel, entre os fatores que colaboraram para a redução das tarifas da Eletroacre e da Ceron estão os custos que a distribuidora teve com compra de energia, transmissão de energia e pagamento de encargos setoriais. Ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano.

O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

O reajuste tarifário de 2014 da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) foi suspenso na reunião de ontem. A distribuidora não poderá aplicar a correção porque está inadimplente com o pagamento de encargos do setor elétrico. A decisão da Aneel prevê que a CEA prorrogue a vigência das tarifas aprovadas no ano passado até que regularize a inadimplência. A concessionária atende 188 mil unidades consumidoras localizadas em 14 municípios do Amapá.



Deixe o seu comentário