Porto Velho/RO, 26 Março 2024 03:31:48
Diário da Amazônia

Após irregularidades, farmácia é interditada

Inspeção realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), em parceria com a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/02/2018 às 07h10min

Ação conjunta detecta irregularidades em farmácia

Inspeção realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), em parceria com a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária (Visa) Municipal, resultou na última quarta-feira (7) na interdição de uma farmácia no município de Costa Marques. Durante a ação, ficou caracterizado que o estabelecimento não possuía farmacêutico responsável, que é o técnico legalmente habilitado junto ao CRF; foram verificadas irregularidades nas condições de armazenamento de medicamentos, inclusive alguns produtos e medicamentos vencidos; medicamentos com venda proibida ao comércio, entre outras falhas.

De acordo com o presidente do CRF-RO, João Dias Júnior, a farmácia já tinha sido autuada várias vezes pelo Conselho Regional de Farmácia. E a Visa Municipal havia notificado o estabelecimento para a regularização, porém continuava a funcionar desrespeitando a legislação. Agora, os proprietários irão responder por exercício ilegal da profissão farmacêutica e responsabilizados por outras infrações cometidas.

João Dias Júnior destacou a preocupação do CRF com relação a esses estabelecimentos porque lidam diretamente com a vida humana, comercializando medicamentos que se vencidos ou mal administrados sobre a forma correta de usar poderão causar danos irreparáveis. “Esses locais precisam apresentar boas condições à manutenção dos medicamentos e ter um profissional qualificado, no caso o farmacêutico, para orientar o uso correto da medicação e sanar possíveis dúvidas no momento da compra. E, o farmacêutico, precisa se pautar com base nas legislações específicas e resoluções do Conselho Federal. (AI)



Deixe o seu comentário