Porto Velho/RO, 21 Março 2024 23:36:53
Diário da Amazônia

Apresentações culturais marcam abertura do JIR

O ponto alto da festa foi na hora de acender a Pira (Fogo simbólico) símbolo dos jogos.

Por Sílvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/11/2015 às 07h20min

A jornalista Lorena pela primeira vez se apresentou como Sinhazinha do Corre Campo

A jornalista Lorena pela primeira vez se apresentou como Sinhazinha do Corre Campo

Uma bonita festa com diversas apresentações culturais e centenas de pessoas, autoridades em geral. Assim foi a abertura da 9ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, na noite de sexta-feira, 30, no Ginásio Poliesportivo Senador José Ronaldo Aragão em Cacoal.

A competição será realizada de 30 de outubro a 14 de novembro, organizada pelo governo de Rondônia por meio da Sejucel em parceria com a prefeitura de Cacoal por meio da Amec. Mais de dois mil atletas, dirigentes e profissionais estão envolvidos disputando 13 modalidades esportivas, que começou sábado dia 31 com as disputas do Handebol, Basquete, Atletismo e Capoeira.

Atividade cultural como a do Grupo do Boi Corre Campo, de Porto Velho (Campeão do Arrraial Flor do Maracujá 2015); apresentações de grupos de dança da cidade; apresentação da Banda Católica Régis e Filho de Cristo, Tamires Von Rondon, danças de salão, Academia Ritimus, Cernic, Academia Harmonia, deram um brilho total na abertura.

O bumbá Corre Campo, convidado especial da Amec, foi o encarregado do encerramento da programação cultural e apresentou um superespetáculo, o que fez com que os presentes aplaudissem de pé o Grupo Folclórico dirigido pela professora Maria José Brandão – Dona Branca.

A entrada da bandeira do JIR 2015 foi conduzida com os homenageados ex-atleta Simone de Oliveira e Paulo Lenzi , Alaor Toledo e a ex-atleta Helena Pereira dos Santos.

A bandeira da Amec foi conduzida pelos parceiros do JIR 2015 da equipe cacoalense, Lídia Yassuda, Bruno Henrique Deiró, Paulo Roberto e Fagner Mello.

O atleta Alexei Jardim, da modalidade de voleibol, de Cacoal, fez o juramento dos atletas em nome de todos os competidores. O árbitro Osmar Assunção, fez o juramento em nome dos árbitros que estão trabalhando no JIR.

O ponto alto da festa foi na hora de acender a Pira (Fogo simbólico) símbolo dos jogos. Os índios João Chamuai Suruí e Monejo Suruí acenderam a chama se valendo da tradição milenar de procedimento de fricção de dois paus até surgir a brasa que deu vida à “Tocha”, nesse momento os aplausos ecoaram no ginásio Ronaldo Aragão. “Foi emocionante”, disse o técnico da prefeitura Romeu, um dos responsáveis pela realização do evento.

O prefeito Franco Vialetto disse que Cacoal recebe com muita honra os amigos para congraçamento do esporte. “Aqui serão feitas amizades, reforçados laços de união, valorizados esforços e experiências”, destacou acrescentando também que o município deve ser o maior incentivador do esporte, transformando-o em ferramenta para a promoção da inserção social, valorizando virtudes como a disciplina, ética e superação de desafios formando novas gerações saudáveis compromissadas com o futuro do Brasil.

O superintendente da Funcel, Rodnei Paes, disse que o investimento no esporte e na cultura do Estado é uma das metas do governador Confúcio Moura. “Por determinação do governador, sempre estaremos apoiando os eventos esportivos e culturais no Estado”, finalizou. (Rondon esporte / Redação)

 



Deixe o seu comentário