Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 08:08:14
Diário da Amazônia

Ariquemes: Curso gratuito é realizado em horta comunitária

Após a implantação da horta, um curso de Olericultura Orgânica foi mobilizado e Toda a produção é usada para eventos de saúde na própria UBS

Por Redação DIÁRIO DA AMAZÔNIA
A- A+

Publicado: 02/05/2018 às 18h38min

A comunidade de Ariquemes agora tem a oportunidade de plantar verduras e hortaliças em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) de Ariquemes em uma horta comunitária. O local escolhido foi o pátio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Jardim Alvorada.

Cerca de 15 pessoas estão envolvidas no cultivo das hortaliças em área de uma UBS. (Foto: Divulgação)

De acordo com os organizadores, a ideia surgiu depois que os moradores notaram o espaço que não era utilizado e poderia ser aproveitado. A Sema cedeu o local, as madeiras para fazer um cercado e os técnicos auxiliaram no plantio orgânico, sem o uso de defensivos agrícolas.

Com a proposta também de oferecer qualificação, na última semana, no local foi realizado um curso prático de Olericultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural. Cerca de 15 pessoas da comunidade participaram do curso.

De acordo com um dos organizadores do projeto, o engenheiro Agrônomo Acir Braido, o objetivo é ensinar a produção em pequenos espaços, melhorando a alimentação no dia a dia. “A Olericultura consiste no cultivo de hortaliças, raízes entre outros produtos, sem o uso e agrotóxicos, a nossa intenção é proporcionar para estas pessoas, conhecimento necessário para que elas possam produzir nos quintais de casa uma pequena horta, com baixo custo e com uso de resíduos orgânicos gerados pela residência. Com certeza, isso vai fazer diferença na alimentação de cada um” , disse Acir.

NOVIDADES

Diante da demanda, a expectativa é que a horta comunitária receba outros cursos em breve. Toda a produção é usada para eventos de saúde na própria UBS e dividida entre os pacientes e moradores do bairro.



Deixe o seu comentário