Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:18:08
Diário da Amazônia

Atividade econômica cai em outubro e acumula retração no ano, diz BC

A economia brasileira iniciou o quarto trimestre do ano em queda e acumula retração nos dez primeiros meses de 2014. O indicador mensal..

A- A+

Publicado: 15/12/2014 às 11h19min | Atualizado 26/04/2015 às 23h00min

A economia brasileira iniciou o quarto trimestre do ano em queda e acumula retração nos dez primeiros meses de 2014.

O indicador mensal de atividade do Banco Central, o IBC-Br, recuou 0,26% em outubro em relação a setembro, descontados efeitos sazonais (como número de dias úteis). Em setembro, havia subido 0,26% na comparação com agosto.

O indicador do BC serve como referência para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

No acumulado nos dez primeiros meses do ano, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) registra queda de 0,12% em relação ao mesmo período de 2013. Em 12 meses, houve alta de 0,22% na comparação com os 12 meses anteriores. Em relação a outubro do ano passado, houve queda de 1,18%.

A economia brasileira saiu da recessão técnica no terceiro trimestre com uma expansão mínima de 0,1% sobre os três meses anteriores, segundo dados do IBGE, destacando a dificuldade do país em imprimir recuperação mais consistente.

DADOS

Entre os dados que influenciam o cálculo estão a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostrou alta de 1% ante setembro e 1,8% em relação ao mesmo período de 2013.

Outro dado importante é a produção industrial, que no mês passado ficou estável em relação a setembro e caiu 3,6% em relação a outubro.

O índice do BC também tem alguma influência sobre as projeções do mercado financeiro para o PIB (Produto Interno Bruto), embora não possa ser considerado como uma prévia desse indicador, que é trimestral e tem outra metodologia de cálculo.



Deixe o seu comentário