Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:22:19
Diário da Amazônia

Audiência busca solução para “Villa do DNIT”

Problemas enfrentados por moradores são discutidos na Assembleia.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 26/04/2017 às 05h25min

Audiência pública foi realizada para debater problemas vividos pelos moradores da vila

Os problemas da “Vila DNIT”, localizada às margens da BR-319, em Porto Velho, após a ponte do rio Madeira, sentido Humaitá, foram discutidos em audiência pública na segunda-feira, na Assembleia Legislativa. No condomínio residem cerca de 200 famílias oriundas do bairro Balsa, na margem direita do Madeira, que foram realocados após a histórica cheia de 2014.

Conforme o presidente da Associação do bairro DNIT, José Santos Silva, há quatro anos as famílias enfrentam sérios problemas, um deles foi a falta de água durante oito dias após a bomba queimar e não ser substituída de imediato.

Na audiência, o superintendente regional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Mauro Berberian, explicou que o dinheiro público não pode ser investido para finalizar a Estação de Tratamento (ETA) porque a obra foi iniciada por uma empresa privada. Segundo ele, por meio de uma comissão de recebimento formada para analisar o abastecimento de água da vila, ficou constatada uma falha construtiva.

Berberian ressaltou que a falta de água em determinados pontos do condomínio é oriunda da vazão dos poços. Ele adiantou que a Caerd está projetando uma captação superficial de água e não através de escavações profundas.

Já o coordenador de Engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Alan Lacerda, lembrou que a obra foi entregue há cerca de quatro anos e que problemas de uso podem ocorrer com o tempo. No entanto, se ficar constatado que o motivo dos problemas é oriundo da execução da obra, o Dnit tem a obrigação de solucionar. Mas precisa do parecer e laudo técnicos para trabalhar.

Queda de energia pode se intensificar, segundo a Emdur

Sobre a iluminação pública, a gerente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gabriela Santos de Castro, disse que o órgão está preocupado com as reclamações de queda de energia, pois quando forem instaladas mais lâmpadas o problema vai se intensificar. Como não tem conhecimento do projeto elétrico inicial da vila, ela aponto a necessidade da intervenção da Eletrobras Rondônia Distribuição para repotencializar os transformadores do condomínio.

Em relação à assistência básica de saúde, o diretor do Departamento Municipal da Semusa, Igor Amorim, informou que já foi providenciada uma equipe para fazer o atendimento na vila.

Autor do pedido de audiência, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) presidiu a sessão, e disse que oficializará o Dnit para que se manifeste sobre as soluções que tomará para sanar os problemas apresentados e apresente laudo técnico informando os serviços que serão executados.



Deixe o seu comentário