Porto Velho/RO, 28 Março 2024 00:04:59
Diário da Amazônia

Audiência discute melhoria do preço do leite em Rondônia

Produtores pediram soluções para a melhoria no preço do leite durante audiência.

Por Sara Cícera / Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/05/2019 às 14h49min | Atualizado 17/05/2019 às 14h50min

Foto: Roni Carvalho / Diário da Amazônia

Com o propósito de iniciar um debate para construir os pilares das políticas públicas para o setor leiteiro rondoniense, uma audiência pública sobre os “Avanços e desafios da cadeia produtiva do leite no estado de Rondônia” foi realizada na manhã de ontem (16), no auditório da Assembleia Legislativa (ALE-RO), em Porto Velho. Representantes do governo do Estado, dos órgãos ligados a assistência técnica e órgãos de pesquisas, e produtores leiteiros de várias regiões estiveram presentes na audiência.

De acordo com o deputado Lazinho Dobri (PT), responsável pela convocação da audiência, os produtores pedem soluções para a melhoria do preço do leite no estado de Rondônia. Segundo ele, a produção do leite no Estado caiu no último ano em decorrência da falta de apoio aos produtores da cadeia produtiva que sofrem com a queda no preço. Atualmente, o valor pago ao produtor de leite chega a menos de R$ 1 por litro.

A diferença de Rondônia dos demais Estados nunca foi acima de 15% e 16%, e hoje o Estado se encontra com uma diferença de 40% no valor do leite. “Nós estamos vendo no Estado hoje um perigo muito grande de perdermos essa cadeia produtiva, porque os produtores vão parar de produzir essa matéria-prima, e o governo Estadual tem essa responsabilidade de discutir com os produtores e tentar encaminhar aquilo que é de direito de cada um”, relatou o deputado.

Lazinho ainda informou que a cadeia produtiva do leite é a mais importante do Estado. “Quem traz divisas para o estado de Rondônia não é o produtor de soja, mas sim o produtor de leite, de café e cacau. A cadeia produtiva do leite gera emprego, renda e divisa ao Estado e hoje nós vamos debater tudo isso porque nós estamos preocupados principalmente com o valor do leite”, explicou.

A região central de Rondônia sempre foi a maior produtora de leite. Nos últimos seis meses, Nova Mamoré se tornou a maior cidade produtora de leite, e em segundo lugar o município de Jaru. Segundo o organizador e incentivador da audiência, Marcelo Trendo, Rondônia é totalmente favorável para a produção de leite, pois possui boas pastagem, áreas grandes de pasto sobrando, e raças leiteiras que se adéquam muito bem ao clima tropical de Rondônia.
“Rondônia tem a capacidade de superar qualquer Estado brasileiro que produz em larga escala. Se houver incentivo da parte das indústrias e também do governo Rondônia terá maior capacidade para a produção. E esperamos sair daqui com propostas para solucionar o problema”, contou.

Rondônia possui hoje cerca de 32 mil produtores de gado leiteiro e 3,4 milhões de cabeças de gado leiteiro. De acordo com o relatório de 2018, compilado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a estimativa de produção do quarto trimestre era de 900 milhões de litros de leite cru adquiridos pelos estabelecimentos, no ano passado. Em 2018 Rondônia ficou na liderança como o maior produtor de leite da região Norte e o 7º maior produtor do país com uma produção de cerca de R$ 659 milhões.

O produtor Marcos Aurélio Oliveira, morador de Nova Dimensão (distrito de Nova Mamoré), trabalha há oito anos no ramo, e segundo ele, se não houver uma solução para resolver o problema do preço, o trabalho será paralisado.
“A produção hoje não está boa em decorrência da queda do valor que está lá embaixo. E viemos aqui para buscar melhorias. Trabalho com 50 vacas leiteiras. Por dia, estou tirando em média cerca de 170 litros de leite. Se não houver um reajuste no preço nós vamos ter que parar de trabalhar no ramo porque só está dando prejuízo, não temos lucros”, expressou.



Deixe o seu comentário