Porto Velho/RO, 19 Março 2024 21:43:53
Diário da Amazônia

Autoridades voltam a discutir sobre segurança pública

O tenente, na ocasião, falou do trabalho que já vinha sendo feito em parceria com a Polícia Civil.

Por Fernando Pereira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/03/2017 às 05h45min

A reunião contou com a participação de vários órgãos

No mês passado o Diário deu destaque à situação de aumento de furtos e roubos em Presidente Médici e nos respectivos distritos (Riachuelo, Estrela de Rondônia e Bandeira Branca). É evidente também a cobrança feita por parte da Associação Comercial e Industrial, através de uma reunião que foi realizada no auditório da entidade, onde o comandante da Polícia Militar da cidade, tenente Francisco Wesley foi cobrado a dar uma resposta efetiva para o problema.

O tenente, na ocasião, falou do trabalho que já vinha sendo feito em parceria com a Polícia Civil que resultou na prisão de pessoas investigadas, da retirada de várias armas de fogo de circulação, assim como de traficantes.

No último fim de semana, mais uma reunião foi realizada na cidade, e desta vez, contou com a presença do coordenador regional de policiamento, tenente-coronel Plínio, e do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (que atende à região central) tenente-coronel Paradela. Na reunião foi tratada a questão do aumento da criminalidade na cidade, assim como relatada a defasagem no contingente policial, o que dificulta uma melhor atuação ostensiva do policiamento.

Sistema

O tenente Francisco Wesley destacou que está sendo montada uma guarnição para realizar rondas nas linhas para fazer abordagens e, através da presença, inibir a ação de ladrões e assaltantes. O comandante destacou também que já tem um estudo em andamento para que seja feita a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade para auxiliar no trabalho de ação contra crimes. “Esse projeto já acontece em algumas cidades do Estado onde foram reduzidos drasticamente os registros de ocorrências”, declarou.

Aumento no efetivo

O coordenador regional de policiamento, tenente-coronel Plínio, ao fazer uso da palavra, na reunião, destacou que o governo do Estado já está estudando parar fazer a contratação de pelo menos mais 450 policiais militares, que foram aprovados no último concurso da Polícia Militar, realizado em 2015. “Em sendo feita a contratação desses novos agentes da lei, a região central terá prioridade, pois não pôde ser atendida pela última contratação”, falou.

A promotora de Justiça da cidade, Dra. Lurdes Helena, ao fazer uso da palavra, disse que é importante que se faça um trabalho de orientação com a população. “Às vezes tem pessoas que, por imprudência, entram nos comércios para fazer suas compras e acabam deixando a chave na ignição da motocicleta. Isso facilita a ação dos ladrões”, apontou.



Deixe o seu comentário