Porto Velho/RO, 22 Março 2024 15:48:27
RONDÔNIA

Bancários entram em greve na terça-feira

A paralisação começa na terça em todo os Estados do Brasil. Não há previsões de quanto tempo a greve pode durar. 

Por Emerson Machado Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/10/2015 às 05h05min | Atualizado 01/10/2015 às 10h10min

Reajuste de 5,5% oferecido está abaixo das exigências   Roni Carvalho/Diário da Amazônia

Reajuste de 5,5% oferecido está abaixo das exigências Roni Carvalho/Diário da Amazônia

Com uma reivindicação de 16% de reajuste salarial, os bancários de todo o País entrarão em greve a partir do próximo dia 6 (terça-feira).

A informação procede do presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (Seeb), José Pinheiro, que afirmou detalhes de negociações que estavam sendo feitas desde o mês de agosto com a direção das instituições financeiras.

De acordo com o presidente Pinheiro, a última proposta dos bancos foi feita no dia 29 de setembro, em que foi oferecido um reajuste de 5,5% – bem abaixo das exigências dos trabalhadores. “A categoria está revoltada, pois o reajuste de 5,5% está bem abaixo do índice da inflação [que está em torno de 9%]. Então nós iremos sim fazer uma paralisação para discutirmos novamente a reivindicação”, afirma.

A pauta de reivindicações exige ainda: o fim do assédio, contratação de mais bancários, reposição das perdas, o fim da terceirização, fim da mesa única, projetos que visem a melhoria da saúde do trabalhador e estabilidade no emprego.

Ainda segundo Pinheiro, nos primeiros meses do ano, os cinco maiores bancos do Brasil tiveram um lucro de R$ 36,1 bilhões. “Os números representam um crescimento de 27,3% dos bancos. Então a crise econômica não está, de forma alguma, afetando as instituições e não podemos aceitar um reajuste que fica abaixo da inflação”, destaca o presidente.

 



Deixe o seu comentário