Porto Velho/RO, 28 Março 2024 00:00:21
RONDÔNIA

Bancários protestam contra demissões

Banco espanhol já demitiu mais de 200 trabalhadores em todo o território nacional.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 21/12/2017 às 06h50min | Atualizado 21/12/2017 às 16h08min

Protesto realizado ontem pelos bancários atrasou o início do atendimento ao público (Foto: Ascom / Seeb-RO)

Os funcionários das duas agências do Santander em Rondônia (ambas em Porto Velho) adiaram o atendimento ao público na manhã de ontem (20). A iniciativa fez parte do Dia Nacional de Luta contra a demissão de mais de 200 trabalhadores feita pelo banco espanhol em todo o País.

Com o uso de carro de som, panfletos e faixas, os bancários levaram aos clientes, usuários e população em geral as recentes medidas tomadas pelo Santander, de forma unilateral, e que, de acordo com a categoria, atacam diretamente os direitos dos funcionários.

Entre essas medidas está a implantação de um sistema que força os trabalhadores a assinarem um Acordo Individual de Banco de Horas Semestral, que é inconstitucional e que não foi negociado com os representantes dos trabalhadores e que o banco se recusa a negociar.

Além disso, o banco alterou a data de pagamento dos salários de dezembro do dia 20 para o dia 30, e o pagamento da segunda parcela do 13º Salário, pegando de surpresa os bancários.

A categoria reclama também dos aumentos abusivos do plano de saúde, que tem gerado dificuldades para os funcionários quitar os custos desse plano.

“Para alguns esses pontos não seriam tão graves, mas isso é apenas a ponta do iceberg. Sabemos que o Santander está colocando em prática essa reforma trabalhista que só existe para retirar direitos. E todas essas iniciativas estão sendo implantadas pelo banco sem sequer haver alguma discussão com os sindicatos dos trabalhadores. O ano nem acabou ainda e o banco insiste em reduzir ou extinguir os direitos de seus funcionários. A previsão para o ano que vem é ainda pior”, mencionou Clemilson Farias, diretor de Imprensa do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb-RO) e funcionário do Santander.

Bancos não funcionarão no dia 2 de janeiro em Rondônia

Por conta do Decreto nº 22.484, assinado na última terça-feira (19), pelo governador Confúcio Moura, e já publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), que antecipa o feriado alusivo à Instalação do Estado de Rondônia do dia 4 de janeiro (quinta-feira) para o dia 2 de janeiro (terça-feira), os bancos e cooperativas de crédito não abrem para atendimento ao público no dia 02.
A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb-RO) na manhã de ontem (20) junto à Superintendência do Banco do Brasil, que confirmou que a medida será adotada pelos demais bancos públicos e privados, bem como pelas cooperativas de crédito os sistemas Credisis e Sicoob.

Com isso, os clientes e usuários não terão atendimento bancário no dia 29 (última sexta-feira do ano, quando as agências funcionarão apenas internamente, para fechamento do exercício 2017), segunda-feira, dia 1º de janeiro (feriado do Dia Mundial da Paz, além de Dia da Fraternidade Universal) e na terça-feira, pois “servirá” como o feriado estadual do dia 4 de janeiro, quando se celebra a Instalação do Estado de Rondônia.

Vencimento 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo), bem como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte aos feriados (26/12 e 03/01/2018), sem a incidência de multa por atraso. Vale lembrar que os tributos já vêm com data ajustada em relação ao calendário de feriados federais estaduais e municipais).

Também podem ser utilizados os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias. Além disso, as contas que possuem código de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos.

Já em relação aos boletos bancários, os clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão fazer o agendamento pelos canais eletrônicos ou pagá-los por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).



Deixe o seu comentário