Porto Velho/RO, 20 Março 2024 01:06:13
Diário da Amazônia

Bolsonaro planeja implementar “drogômetros” para testar motorista

Implementação do equipamento deve acontecer em até 12 meses e, em 2020, já devemos ter "drogômetros" nas blitze espalhadas pelo país

Por motorshow
A- A+

Publicado: 26/04/2019 às 11h13min

O Governo do presidente Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de acordo com portaria publicada no último dia 12, afirmou que criou um grupo de estudos técnicos “visando à implementação e utilização de tecnologias” para detecção da presença de substâncias tóxicas em motoristas.

Segundo a publicação do começo deste mês, aparelhos específicos serão capazes de verificar até oito tipos de entorpecentes, por meio de amostra de saliva, e indicar a presença de drogas no organismo. Esses aparelhos já foram chamados de “drogômetros”.

Portanto, já a partir de 2020, espera-se que além do bafômetro, as blitze de trânsito também testem se o motorista consumiu maconha, cocaína, anfetaminas e metanfetaminas. De acordo com o ministério, o grupo tem 12 meses para concluir os trabalhos e “elaborar passos de implantação do dispositivo no território nacional”.

Esse tipo de fiscalização não é inédita e já acontece em outros países, como Estados Unidos, França e Itália, por exemplo.



Deixe o seu comentário