Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:44:46
Diário da Amazônia

Bombeiros do 2º GBM de Ji-Paraná recebem palestra

O grupo de Bombeiros Militares que forma a tropa do 2º SubGrupamento com sede em Ji-Paraná, participaram na manhã da última..

Por J. Nogueira
A- A+

Publicado: 01/08/2019 às 17h29min | Atualizado 01/08/2019 às 17h35min

Foto: divulgação

O grupo de Bombeiros Militares que forma a tropa do 2º SubGrupamento com sede em Ji-Paraná, participaram na manhã da última quarta-feira (31), de uma palestra, realizada na própria sede da corporação, localizada próximo ao Parque Ecológico, região do bairro Primavera, as margens da BR-364 com o Rio Machado (Ji-Paraná). A palestra foi ministrada pelo psicólogo, David Gouveia e o Capelão Valmir Diniz, ambos de Porto Velho. O objetivo do encontro foi de fazer um estudo, em todo os quarteis quanto a situação emocional de cada um, isso, em decorrência do trabalho feito diariamente por todos eles.

Segundo o psicólogo, David Gouveia o trabalho de palestras já está no seu 15º ano junto as tropas do Corpo de Bombeiros de Rondônia, em especial, aos que trabalham no serviço de resgate de vítimas de acidentes de trânsito, pessoas perdidas em matas, combate a incêndios, vítimas presas a ferragens, entre muitas outras, consideradas bastante cansativas. Ele lembrou que a palestra o objetivo, ainda, de incentivar os bombeiros aproveitar o momento atrativo para colocar pra ‘fora’ tudo o que vivem no dia a dia, e muitas das vezes, sem ter com quem falar, acabam levando toda essa estafa para dentro de seus lares, e com isso, ocasionando algum tipo de dificuldade no bom convívio familiar.

Ainda segundo o palestrante, o ideal, seria isso acontecer no final de cada plantão, justamente, em decorrência desses trabalhos, bastante exaustivos, que acarreta muitas vezes de alguns até adoecerem, essas doenças são chamadas de psicossomáticas. Ele ainda garantiu que o resultado do primeiro encontro foi considerado excelente, com a corporação entendendo bem o foco da palestra. ‘Lembro que o bombeiro (servidor público), também é pai, mãe, filho e ser humano, e ele, como qualquer outra pessoa, também sente tudo isso”, concluiu.

Já o Capelão, Valmir Diniz, lembrou que o seu trabalho é de ajudar e auxiliar nas ordens emocionais e psicológicas. Ele disse que essas palestras são importantes, também, para fortalecer as amizades entre os próprios integrantes das corporações. “Se tivermos essas amizades fortalecidas, entre eles, certamente, o trabalho institucional, terá melhores resultados”, garantiu.

Diniz, ainda acrescentou outro fator importante, com a amizade fortalecida. “Se temos boas amizades, também teremos o menor risco de termos uma quebra de confiança. O capelão lembrou também que o trabalho, é independente de qualquer ligação religiosa, mas é claro que também procuramos entender linha religiosa de cada um deles”, afirmou. Por fim, ele também informou que o contato em grupo, ou individual, vai além dos muros dos quarteis. ‘Muitas das vezes somos convocados a fazer visitas em residências, e o resultado, sem é bastante positivo”, finalizou.



Deixe o seu comentário