Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:17:09
SAÚDE

Brasil registra quase cinco vezes mais casos de dengue em 2024 comparado a 2023

Ministério da Saúde atualiza dados e revela números preocupantes da epidemia

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/01/2024 às 09h57min | Atualizado 30/01/2024 às 10h06min

Foto: Reprodução

Em um cenário preocupante, o Brasil enfrenta um surto de dengue com mais de 217 mil casos registrados nas primeiras quatro semanas de 2024, revela Ministério da Saúde.

Segundo dados atualizados nesta terça-feira (30), o país experimentou um aumento significativo, quase quintuplicando as notificações em comparação ao mesmo período de 2023, que registrou 44.752 casos.

O painel de monitoramento de arboviroses do governo também apontou 15 mortes pela doença neste ano, com 149 óbitos ainda em fase de investigação. A dengue é considerada a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, sendo transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Ministério da Saúde

O Brasil, historicamente, enfrenta maior transmissão da doença nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.

Início da Vacinação e Desafios

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina Qdenga contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). A ministra, Nísia Trindade, afirmou que a imunização começaria em fevereiro deste ano.

Recentemente, o Ministério divulgou a lista das cidades contempladas, totalizando cerca de 500 municípios em 16 estados, priorizando aqueles com maior risco de transmissão. Diante da escassez de doses, o governo estabeleceu como público-alvo os adolescentes de 10 a 14 anos, grupo mais vulnerável a internações por dengue.

Qdenga: A Vacina Contra a Dengue

A Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, foi aprovada pela Anvisa em março de 2023. O imunizante, contendo vírus vivos atenuados da dengue, proporciona resposta imunológica contra os quatro sorotipos do vírus. O esquema de aplicação consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.



Deixe o seu comentário