Porto Velho/RO, 23 Março 2024 02:45:49
Diário da Amazônia

Cacoal não atinge meta de vacinação contra a gripe

Segundo a Vigilância em Saúde de Cacoal, apenas 72% da meta foi cumprida.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/05/2017 às 05h30min

Por não ter atingido a meta, a vacinação vai continuar até o dia 9 de junho de 2017

A campanha de vacinação contra a gripe que deveria ter sido encerrada ontem (26), foi prorrogada em todo o território nacional. Bom para os grupos prioritários de Cacoal, já que até o momento apenas 72% da meta foi alcançada. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde Ivani Gromann, com a prorrogação a campanha segue até o dia 9 de junho.

O motorista Francisco Carlos Ferreira, aproveitou a sexta-feira para ir até o ambulatório especializado, para receber a imunização. Assim como ele, muitas pessoas deixaram a vacinação para o último dia da campanha, o que lotou os locais de vacinação. “Eu deveria ter vindo antes, mas como trabalho de motorista nem sempre estou na cidade, por isso não consegui tomar a vacina antes”, contou o motorista.

Segundo Ivani, no município o grupo que teve o menor registro de imunização foi o das crianças de até cinco anos, com apenas 55% da meta atingida. A meta geral da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pelo menos 90% de todo o público-alvo. “Nós pedimos que os pais se atentem da importância de levar suas crianças aos postos de saúde para que sejam imunizados, pois as crianças precisam dessa vacina, por não terem todas as defesas formadas”.

Em Cacoal não teve nenhum caso registrado da gripe H1N1 este ano, Ivani acredita que esse pode ser o motivo da baixa procura. “Como as pessoas não estão ouvindo relatos de pessoas que tiveram problemas com a doença, então não estão se preocupando ou lembrando de procurar a vacinação. Se não tivemos caso neste ano, é porque a cobertura vacinal do ano anterior foi satisfatória”.

Os grupos prioritários que são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde, têm até o dia 9 de junho para fazer a imunização contra a gripe.

A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde durante a manhã.



Deixe o seu comentário