BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Diversificação e desenvolvimento

Senar dispõe de 70 cursos para orientar e melhorar a produtividade.

Publicado: 27/05/2017 às 05h35

Especialistas apostam na diversidade como alavanca do desenvolvimento de Rondônia

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Rondônia, Emerson Lira, o presidente do Banco do Povo, Manoel Serra, o empresário, José Carlos Xavier, que administra o laboratório “Qualittá Ambiental”, especializado em análises de solo, água e efluentes, em Ji-Paraná, concordam em gênero, número e grau, que o desenvolvimento nas pequenas e médias propriedades rurais em Rondônia, passa pela diversificação na produção.

Eles participaram ontem do programa “Campo e Lavoura” especial que está sendo levado ao ar durante toda essa semana pelas Rádios Alvorada Ji-Paraná, Globo Porto Velho em cadeia com outras emissoras no Estado divulgando as atividades da 6ª Rondônia Rural Show.

Emerson Lira lembrou que a cadeia produtiva é diversificada e que o dispõe de 70 cursos para orientar e melhorar a produtividade no campo. Segundo ele, a instituição tem um quadro de 150 técnicos terceirizados articulados para atender os produtores rurais em todos os municípios.

Manoel Serra aduziu que o Banco do Povo, como instituição voltada para atender os micro-empreendedores rurais e urbanos, já atendeu mais de 60 mil clientes, liberando recursos que variam de R$ 300 a 10 mil.

Esse recurso financiou uma clientela que vai do pequeno produtor de café, ao piscicultor assim como ao produtor de frango, que já ultrapassou os R$ 6 milhões. Segundo ele, pode parecer pouco, mas não é, trabalhamos com os pequenos, aqueles que não têm acesso ao crédito oficial.

José Carlos Xavier desenvolve suas atividades em uma escala diferenciada, que vai do micro ao grande produtor rural, cobrindo toda a região central, o sul e norte do Estado. Todos concordam que 51% do Produto Interno Bruto (PIB) somado em Rondônia vêm dos micro, pequenos, médios e grandes produtores rurais que sustentam a economia do Estado.

 

Por José Luiz Alves Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário