Porto Velho/RO, 25 Março 2024 07:06:09
Diário da Amazônia

Ji-Paraná: Caerd é cobrada novamente pela falta de água

Após 28 dias da assinatura de um Termo de Compromisso com a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), voltado à falta de água..

A- A+

Publicado: 08/01/2015 às 02h50min | Atualizado 27/04/2015 às 08h48min

Reunião no Ministério Público: visitas estão sendo feitas aos moradores de bairros atingidos pela falta do serviço

Reunião no Ministério Público: visitas estão sendo feitas aos moradores de bairros atingidos pela falta do serviço

Após 28 dias da assinatura de um Termo de Compromisso com a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), voltado à falta de água em Ji-Paraná, uma reunião foi realizada ontem para cobrar uma posição do órgão, pois moradores de sete bairros reclamam da falta de serviço, em alguns casos, há residências prejudicadas há mais de três semanas.

No termo, foi assinado o compromisso para a adoção de medidas em relação a novos desabastecimentos de água, de melhoramento dos procedimentos cotidianos da Caerd e de prestações de informações junto à população. Na oportunidade, o acordo foi firmado pelo Ministério Público, Poder Legislativo municipal e da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agergi).

Ontem, junto ao promotor de Justiça Pedro Wagner, secretária interina municipal de Obras, Rosôngela Soares, diretora interina da Agerji Zaira Mendonça, vereadores Silvia Cristina (PDT), Edivaldo Gomes (PSB), Joaquim Teixeira (PMDB) e Lincoln Astrê (PP), o diretor técnico da Caerd Mauro Berberian disse que vai realizar hoje uma coletiva às 16h, no Ministério Público, para apresentar um mapeamento e cronograma das ações. Sobre a situação nos bairros, ele detalhou sobre problemas na adutora e que a equipe foi reforçada para corrigir vazamentos. Ainda ontem, vereadores, equipe da Caerd e representante da Agergi percorreram bairros, começando pelo bairro Nova Brasília, para produção de relatório e análise da problemática de cada região.

“O Ministério Público se posicionou mostrando a insatisfação, pois foram firmados alguns compromissos que não foram cumpridos e é preciso que a Caerd apresente o que será feito para resolver este problema. A prefeitura emprestou o maquinário, mas mesmo com a ajuda de terceiros, a execução do serviço é da Caerd que tem a mão de obra e deveria ter os materiais”, comentou o promotor Pedro Wagner.

COBRANÇAS

Vereadores levaram à reunião as reclamações da população, principalmente nos bairros São Cristóvão, Parque dos Pioneiros, Jardim das Seringueiras e São Francisco. “Assinamos um Termo de Compromisso com a Caerd no último dia 10 de dezembro e muita coisa não foi para frente”, comentou Silvia Cristina.

“Estamos insatisfeitos pois a Caerd não cumpriu o acordo firmado recentemente. Apresentamos algumas reclamações dos moradores e pedimos que nos informe se o problema não está sendo solucionado por falta de recurso humano, material ou experiência”, afirmou Edivaldo Gomes.

Lincoln disse que vai fazer uma planilha, junto com os vereadores. “Fiz alguns requerimentos solicitando que a Caerd apresente o valor arrecadado no município e o investimento que está sendo feito, e pedindo que liberem carro-pipa para atender à população”, informou Lincoln Astrê. O vereador Joaquim Teixeira disse que foi informado por moradores que uma manifestação pode ser realizada para pedir melhora no abastecimento de água.



Deixe o seu comentário