Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:29:10
Diário da Amazônia

Câmara aprova contas do ex-prefeito Lorival Amorim

O relatório destacou ainda que não houve má-fé, ou dolo na conduta do ex-prefeito, entre outros

Por Redação
A- A+

Publicado: 09/02/2019 às 08h02min

A Câmara Municipal de Vilhena aprovou na sessão desta semana, em votação única, o Projeto de Resolução Nº 613/18, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, que aprovou as contas do ex-prefeito Lorival Ribeiro de Amorim, referente ao exercício de 2016.

Foto: Divulgação

De acordo com o relatório apresentado pelo relator, vereador Capitão Levi (MDB), a Constituição Federal diz que o julgamento das contas do prefeito cabe ao Poder Legislativo Municipal, sendo assim, a matéria foi apreciada pela Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, no que tange a prestação de contas.

O parecer do relator ainda diz que, mesmo com a recusa pela aprovação das contas do ex-prefeito Lorival Amorim, pelo Tribunal de Contas, a Câmara é soberana para analisar e aprovar as contas do Executivo Municipal, mesmo que essa tenha sido rejeitada pela corte do Tribunal.

Salienta que os fatos ora descritos no parecer do Tribunal de Contas não caracterizam ausência de planejamento e inabilidade do gestor público municipal, descartando a hipótese de má-fé, ou desonestidade por parte do ex-prefeito. Destaca que os atos poluídos são de responsabilidade de órgãos da estrutura interna do Município e não do gestor, tornando impossível o gestor auditar todos os atos que chegam até ele, sob pena de paralisar as atividades do município.

O relatório destacou ainda que não houve má-fé, ou dolo na conduta do ex-prefeito, não aconteceram danos ao erário, enriquecimento ilícito, o que houve foram apenas falhas na contabilidade.

DEFESA

Foi dada ampla defesa ao ex-prefeito, a qual foi feita pelo seu advogado, Dr. Michel Eugênio, tendo tempo em Tribuna para explanar sobre o porquê os parlamentares deveriam acatar a aprovação das contas de Lorival.



Deixe o seu comentário