Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:13:27
Diário da Amazônia

Campanha alerta para a prevenção

A Campanha para Prevenção do Câncer do Colo de Útero “Outubro Rosa”, foi aberta pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no..

A- A+

Publicado: 07/10/2014 às 14h19min | Atualizado 28/04/2015 às 00h27min

A Campanha para Prevenção do Câncer do Colo de Útero “Outubro Rosa”, foi aberta pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no último sábado em Ji-Paraná. As ações estão sendo realizadas nas repartições públicas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) através do Programa de Saúde da Família (PSF) e seguem até o dia 10 de outubro, abrangendo mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

De acordo com Scharley Cristino Pereira, diretor da Divisão de Programas Estratégicos, em 2013 a Semusa realizou a coleta de 6,9 mil exames e destes 290 apresentaram alterações, sendo que 12 foram confirmados positivos. Já em 2014, até a última contagem a secretaria havia realizado 4.190 coletas, com sete casos confirmados. O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

“Ele é causado pela infecção de alguns tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano, o HPV” informou Scharley Cristiano, acrescentando que a infecção genital por este vírus é muito frequente, não causando a doença na maioria das vezes. “Entretanto, em alguns casos, alterações celulares podem evoluir para o câncer, e como estas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo ‘papanicolau’, a realização periódica desse exame é importante, pois detectado a tempo o tumor é curável na maioria dos casos”, alertou.

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece desde 2008. Busca sensibilizar governos e entidades privadas sobre a necessidade de compartilhar a responsabilidade pela saúde da mulher, particularmente quanto ao câncer de mama. No município ela está voltada no momento para a prevenção do câncer de colo uterino. Durante o período da campanha, além das coletas de preventivo, diversas atividades, como palestras, distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicemia, entre outros, serão realizadas nas UBSs.

No Ceci Cunha onde ocorreu a abertura da Campanha, até o dia 10 serão proferidas palestras educativas, realizados testes rápidos e distribuição de preservativo. (AI)



Deixe o seu comentário