Porto Velho/RO, 22 Março 2024 00:24:59
RONDÔNIA

Campanha deve imunizar 35 mil crianças contra pólio e sarampo

A prefeitura de Porto Velho iniciou ontem, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A campanha coordenada pela..

A- A+

Publicado: 08/11/2014 às 09h59min | Atualizado 28/04/2015 às 14h25min

As equipes estão capacitadas para atender à população

As equipes estão capacitadas para atender à população

A prefeitura de Porto Velho iniciou ontem, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A campanha coordenada pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), será encerrada no dia 28 e a meta é imunizar na Capital 35 mil crianças de 0 a 5 anos. A solenidade de abertura aconteceu na Escola Municipal Pequeno Jones, no bairro Costa e Silva zona Norte da cidade com a presença do secretário Domingos Sávio, da Semusa, e de técnicos da secretaria, professores e alunos da escola e da comunidade em geral.

Durante o período da campanha a vacinação poderá ser feita nas unidades de saúde da família da prefeitura de segunda a sexta, tanto na área urbana como na zona rural. Aos sábados, a imunização é feita nas instituições parceiras da Semusa como igrejas e associações de bairros. “Estamos com a equipe toda mobilizada nos locais de vacinação para atender à população. Este ano teremos também um posto avançado que funcionará na Farmabem da avenida Rio Madeira que também funcionará diariamente enquanto durar a campanha”, afirmou o secretário.

A meta é  imunizar 85% das crianças

Domingos Sávio lembrou que a meta do Ministério da Saúde é imunizar 85% das crianças na faixa etária prevista para serem vacinadas, mas em Porto Velho essa meta deve ser ultrapassada facilmente. A expectativa é de que a cobertura chegue a 110% na Capital de Rondônia. “Temos essa previsão otimista com base nos anos anteriores. Durante a campanha a meta geralmente não é atingida. Mas como a vacinação prossegue nas unidades de saúde o ano todo nós conseguimos ultrapassar a meta”, adiantou o secretário.

E se depender da população esse número será atingido. Foi o que afirmou Roseane Botelho, 28 anos, que estava na solenidade. Ela foi até a escola Pequeno Jones levar o filho Pedro Henrique, de 5 anos para ser vacinado no primeiro dia da campanha. “Todos os anos eu trago o meu filho para vacinar. Faço questão de manter o cartão de vacinação dele em dia. Aconselho que os outros pais também façam o mesmo. Quem ama, cuida da saúde do seu filho, por isso todo ano meu filho é vacinado”, disse.

Em Porto Velho, não há registrado de poliomielite (paralisia infantil), mas para o secretário Domingos Sávio, é preciso manter o sinal de alerta sempre aceso para evitar o retorno da doença no município, e a campanha nacional de imunização para se prevenir contra a doença.



Deixe o seu comentário