Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:23:37
Diário da Amazônia

Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação

“O novo ministro da Educação é o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva, oficial da reserva da Marinha. O anúncio foi feito..

A- A+

Publicado: 25/06/2020 às 15h56min

“Foto: Reprodução”

“O novo ministro da Educação é o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva, oficial da reserva da Marinha. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro na tarde desta quinta-feira (25), por meio das redes sociais, e a nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União. Depois de Abraham Weintraub, Decotelli é o terceiro a assumir a chefia da pasta durante a gestão Bolsonaro.

Tendo participado das reuniões de transição do governo no final de 2018, o nome de Decotelli esteve entre os possíveis indicados para o Ministério da Educação (MEC), em 2019. Decotelli presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre fevereiro e agosto do ano passado. Depois, passou para a Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação.

4 desafios e 3 problemas que o próximo ministro da Educação terá de enfrentar
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Decotelli é mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Em entrevista ao O Globo, Silva afirmou que pretende ampliar o diálogo com secretários estaduais e municipais de educação e também com o Congresso, principalmente no que diz respeito ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O novo ministro disse ainda que deve pautar a sua gestão por questões técnicas e não ideológicas. “Eu não tenho nem preparação para fazer discussão ideológica. Vou conversar, dialogar. A minha função é técnica”, disse Silva ao jornal carioca.

Ainda com relação ao diálogo, ele destacou que tem quer conversar com os gestores locais sobre um plano para a retomada das aulas presenciais.

Ex-ministro da Educação aprova escolha
Procurado pela Gazeta do Povo, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que se trata de uma “ótima escolha” o nome que foi indicado para comandar a pasta.”

Fonte: Gazeta do Povo



Deixe o seu comentário