Porto Velho/RO, 21 Março 2024 19:56:15
SAÚDE

Cartórios somam mais mortes por covid-19 no Brasil do que ministério

Até domingo, quando governo federal contabilizava 4.205 óbitos, sistema de registro civil apontava 4.462, segundo boletim epidemiológico

A- A+

Publicado: 27/04/2020 às 17h43min

Números estão muito próximos’, ponderou secretário
Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo – 24.4.2020

Dados da CRC (Central de Informações do Registro Civil) sugerem um número ligeiramente maior de mortes por covid-19 do que os apresentados pelo Ministério da Saúde.

O boletim epidemiológico divulgado pela pasta nesta segunda-feira (27) mostra essa diferença.

Em todo o país, os cartórios contabilizavam, até ontem, 4.462 óbitos por covid-19, enquanto o ministério somava 4.205: diferença de 257 registros.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, explicou que, possivelmente, há dados que ainda não foram transmitidos ao Ministério da Saúde.

“Nós trabalhamos com os dados que recebemos dos estados e municípios. […] Estamos trabalhando com a rede de cartórios, com o Portal da Transparência, e nós observamos que os dados da covid estão muito próximos. Possivelmente, temos dados que ainda precisam ser alimentados.”

Um dos motivos apontados para a divergência é a demora na comunicação ao governo federal, que era feita semanalmente.

“Estamos articulando com estados e municípios para que façam a transmissão das informações de mortalidade diariamente”, afirmou o secretário.

Óbitos em 24 horas

Oliveira frisou que o número de óbitos divulgado diariamente não representa que todas aquelas pessoas morreram naquele período.

“São óbitos que ocorreram em momentos distintos… que conseguiram concluir as investigações. Não quer dizer que todos os 338 ocorreram no mesmo momento de ontem para hoje.”

O Ministério da Saúde afirma que 86% das mortes com suspeita de covid-19 já tiveram investigação concluída por meio de teste diagnóstico.

Fonte: R7



Deixe o seu comentário