Porto Velho/RO, 20 Março 2024 07:52:50
Diário da Amazônia

Centro de Cateterismo volta a ativa

Cacoal irá atender todas as cidades do interior do Estado com exames realizados pelo SUS.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 13/11/2015 às 06h45min

O Centro de Cateterismo de Cacoal funciona em anexo ao Hospital São Daniel Comboni  Magda Oliveira/Diário da Amazônia

O Centro de Cateterismo de Cacoal funciona em anexo ao Hospital São Daniel Comboni Magda Oliveira/Diário da Amazônia

Apesar de estar desde o mês de março deste ano com as instalações estruturais e de aparelhagem prontas, o Centro de Cateterismo de Cacoal só conseguiu a liberação de funcionamento da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e a conclusão do credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS) na última segunda-feira (9). A partir de agora os pacientes do interior do estado de Rondônia que necessitarem passar pelo exame de cateterismo, não precisarão se deslocar até Porto Velho ou a Cuiabá (MT), locais mais próximos que disponibilizam o serviço. Esse é o primeiro Centro de Cateterismo do interior do Estado.

A vendedora Rosimeire Pereira de Melo, de 50 anos, é moradora de Ouro Preto do Oeste, e está em Cacoal, acompanhando a mãe que irá passar pela terceira vez pelo exame de cateterismo. No entanto, dessa vez a preocupação foi um pouco menor, já que é a primeira vez que a família não precisa se deslocar para fora do Estado para receber atendimento.

“Minha mãe já fez o procedimento em Cuiabá e Goiânia, nos dois casos o atendimento foi feito pelo SUS, porém tivemos que pagar um bom dinheiro com passagens aéreas. Dessa vez está bem mais tranquilo, estamos perto de casa, temos parentes em Cacoal e nosso gasto será quase zero”, contou Rosimeire, enquanto esperava na sala de observação, a mãe retornar do procedimento.

De acordo com o presidente da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni, Cacoal irá atender todas as cidades do interior do Estado com exames realizados pelo SUS. E a demanda nesses municípios é grande, já que em apenas quatro dias de funcionamento do Centro, mais de 10 pacientes já passaram pelo procedimento que é realizado no coração. “Nosso centro irá atender todos os municípios de Rondônia e nós fizemos uma parceria com o governo do Estado, através do Hospital Regional de Cacoal, onde esse exame que custaria nos hospitais particulares em média de R$ 5 mil a R$ 6 mil, poderá ser feito pelo SUS”, garantiu Claudemir Borghi.

ATENDIMENTO

De acordo com o cardiologista Alex dos Santos Carvalho, responsável pelo exame cardíaco, a Confederação Nacional de Saúde, determina que haja uma máquina de cateterismo para cada 500 mil habitantes e a máquina que está em Cacoal, poderá atender pacientes de vários municípios do Estado, desafogando Porto Velho. “A importância da realização de um cateterismo a uma pessoa que realmente necessite do procedimento é fundamental. Esse é o último recurso, não existe nada além do cateterismo. Uma pessoa que poderia ter um infarto, com a introdução do cateterismo zeram os riscos”, explicou o médico.

SERVIÇO

O Centro de Cateterismo de Cacoal funciona em anexo ao Hospital São Daniel Comboni. O horário de atendimento aos pacientes acontece das 7h às 18h de segunda a sexta-feira e no sábado das 8h ao meio-dia.



Deixe o seu comentário