Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:55:34
Diário da Amazônia

Centro de Parto Normal deve integrar serviços

Em Ariquemes, a obra está avaliada em R$ 550 mil. Atendimento deve ser iniciado em breve.

Por Deborah Sena Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/10/2015 às 05h10min

Empresa contratada já iniciou os trabalhos. A área é de aproximadamente 372 m²  Deborah Sena/Diário da Amazônia

Empresa contratada já iniciou os trabalhos. A área é de aproximadamente 372 m²  Deborah Sena/Diário da Amazônia

As obras da construção do Centro de Parto Normal (CPN), do município de Ariquemes prosseguem para a fase de levantamento das paredes. Em área de aproximadamente 372,95 m² de extensão, que abrigará infraestrutura completa, e será nominada de ‘Mamãe Bebê’, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semas), unidade que se encontra em execução anexada ao Hospital Municipal (HM)e visa humanizar e melhorar a assistência à gravidez, ao pré-parto, parto e ao pós-parto.

O Centro de Parto Normal dará condições para que sejam seguidas as estratégias do Ministério da Saúde, estabelecidas pela Rede Cegonha. A obra está orçada em R$ 559,847,07, com recursos provenientes do Ministério da Saúde e contrapartida da Administração Municipal.

O local contará com quatro salas de pré-parto, parto e pós-parto, salas de plantão, sala de registro, exames, ambulação, sala de utilidade de serviços, posto de enfermagem, depósito de material de limpeza, depósito de materiais, copa, refeitório e sanitários em geral. “Com esta unidade de saúde, as mães e os bebês terão um atendimento especial, onde em local específico, o parto normal será valorizado, dando maior conforto para as famílias do município”, ressaltou o secretário de Saúde, Joseilton Souto.
O objetivo do novo centro é humanizar o processo dos partos normais, por isso as gestantes terão assistência de enfermeiras obstetras, que farão todo o processo até o trabalho de parto da forma mais tranquila possível e sempre com um acompanhante da gestante por perto. Caso o parto normal não seja viável, a parturiente será encaminhada ao HM para receber atendimento médico e, se necessário, passar por uma cesariana.

 



Deixe o seu comentário