Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:17:21
Diário da Amazônia

Cacoal: Cerimônia indígena atrai sociedade

Aberto a toda sociedade, a inauguração da ‘Loja de Arte Paiter’ que aconteceu na última sexa-feira, foi atração cultural na..

A- A+

Publicado: 30/09/2014 às 15h09min

Evento aconteceu no centro de Formação Paiter Suruí conduzido pela Associação Metareilá, presidida por Almir Suruí

Evento aconteceu no centro de Formação Paiter Suruí conduzido pela Associação Metareilá, presidida por Almir Suruí

Aberto a toda sociedade, a inauguração da ‘Loja de Arte Paiter’ que aconteceu na última sexa-feira, foi atração cultural na cidade. No Centro de Formação Paiter Suruí estiveram famílias inteiras e também quem há muito tempo vive em Cacoal e hoje observa o desenvolvimento da comunidade indígena local. Após a solenidade, que foi conduzida pela Associação Metareilá presidida por Almir Suruí e que compuseram o dispositivo, os representantes dos parceiros do projeto Forest Trends, Ecam, Kanindé e Instituto Federal de Rondônia Campus de Cacoal – o espaço da loja foi inaugurado. “A exemplo de outras lideranças indígenas estamos aprendendo que a cultura também pode trazer desenvolvimento econômico”, disse Tonica Suruí, representante das mulheres Paiter Suruí.

Os presentes puderam prestigiar apresentação da Cooperativa das Mulheres Yawanawá do Acre, dirigida pela indígena Júlia Yawanawá. “Nós somos 600 de um total de 900 na nossa comunidade. Trabalhamos com artesanato também e nossa região tem outros tipos de palha e por isso há diferença em nossa arte”, comentou a presidente enfatizando ter sido este um momento de intercâmbio.

O diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) Campus Cacoal, professor Davys Sleman de Negreiros, que prestigiou o evento contou que há tempos a instituição, que é parceira do Suruí, tem sido estudada para contemplar a comunidade indígena. “A certificação dos cursos e capacitação tecnológica será ampliada com a futura instalação da Unidade Educativa da Cultura Indígena aqui no centro de formação”, explicou Davys.

Visitantes dos estados unidos

Comumente, as solenidades organizadas pelos Suruís no município de Cacoal atraem atenção de pessoas de outros países. Neste evento, Philip Covell que é dos Estados Unidos e representante da equipe Forest, antecipou que há alguns meses já estão sendo fotografadas as peças que comporão o catálogo virtual da loja.
Para Maria Barcellos, conhecida com Maria dos Índios, o momento foi considerado histórico: a inauguração da primeira loja da etnia.

Oportunidade

O projeto que prima por iniciativas apontadas pelas mulheres Paiter Suruí e que visa maximizar as oportunidades de atividades econômicas ganha força e conta com o incentivo da Associação Metareilá e parceiros. “É a cultura indígena permeando através da arte em diversos países”, pontuou.



Deixe o seu comentário