Porto Velho/RO, 22 Março 2024 07:12:28
Diário da Amazônia

Cientistas documentam quatro espécies de tubarões que ‘andam’

Peixes usam as barbatana para 'caminhar' no fundo do mar. Pesquisadores afirmam que habilidade foi desenvolvida recentemente

A- A+

Publicado: 14/07/2020 às 09h57min

Pesquisadores afirmam que habilidade foi desenvolvida recentemente

Pesquisadores documentaram quatro espécies de tubarões com a capacidade de “andar” no fundo do mar, em águas ao norte da Austrália.

Segundo o site BGR (Boy Genius Report), tubarões com a habilidade de usar as barbatanas para se locomoverem em terra seca já eram conhecidos pela ciência.

No entanto, ao investigarem espécies conhecidas, descobriram quatro que aparentemente desenvolveram essa capacidade recentemente.

O estudo foi divulgado na revista Marine & Freshwater Research e sugere que esses animais podem obter grandes vantagens ao “caminhar” pelo fundo do mar.

“Em vez de nadar, esses pequenos tubarões ‘andam’ com as barbatanas peitorais e pélvicas”, explica Mark Erdmann, co-autor do da pesquisa.

“O que torna mais fácil enfiar a cabeça sob os corais e as rochas, enquanto procuram pequenos peixes, caracóis e crustáceos para comer”, completa.

Os cientistas afirmam que os tubarões andarilhos normalmente habitam áreas isoladas e não viajam muito. Eles atribuem a “caminhada” a indivíduos ou pequenos grupos recém-chegados a determinada localidade.

Uma vez que desenvolvem a habilidade, as gerações futuras a aprendem desde o nascimento. (Hora7)

 

 



Deixe o seu comentário