Porto Velho/RO, 20 Março 2024 15:40:50
Diário da Amazônia

Cobertura Eleições 2020 1º turno nos principais municípios de RO

A votação será realizada das 7h às 17h.

Por Redação Diário da Amazonia
A- A+

Publicado: 15/11/2020 às 07h00min | Atualizado 15/11/2020 às 18h20min

O Diário da Amazônia acompanha neste domingo (15) o primeiro turno das eleições dos principais municípios de Rondônia. Os eleitores vão às urnas para votar para prefeito e vereador.

A votação será realizada das 7h às 17h

Eleitores de Rondônia:

  • Total: 1.190.505  eleitores

No primeiro turno das eleições de outubro, o eleitor terá que digitar os números de dois candidatos na urna eletrônica. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores levem para a cabine de votação uma cola em papel preenchida com os dados dos candidatos escolhidos.

Clique e imprima sua cola para votar nas Eleições 2020

ACOMPANHE:

15h50 – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia divulgou, por volta das 15h50 deste domingo (15), um boletim informativo com os dados das eleições 2020. Segundo o TRE, 21 eleitores foram presos ou conduzidos à delegacia, sendo 38% em Porto Velho (8 eleitores). Um candidato a vereador de Ji-Paraná foi conduzido à delegacia. O TRE informou que, no momento, os dados de conduzidos e presos não foram separados.

Segundo TRE, 21 eleitores foram detidos até o momento em Rondônia

11h –  Após votar neste domingo (15),  o prefeito de Ji-Paraná, Afonso Cândido disse  que logo que for conhecido o novo prefeito eleito, vai chamar a equipe para dá início a chamada transição administrativa. Ele também afirmou que deixa a política a partir de janeiro para se dedicar as empresas da família. ‘Estou saindo de cena mas não descarto o retorno concluiu.

Prefeito Afonso Cândido de Ji-Paraná vota no município / Foto: Divulgação Assessoria

O ex-depurado estadual, ex- diretor do Detran e ex- vice governador, Airton Pedro Gurgacz, que também é vice presidente do Partido Democrático Trabalhista-PDT, espera que o futuro prefeito de Ji-Paraná tenha a área da saúde como prioridade da nova administração. A declaração foi feita logo após o mesmo ter votado na escola estadual Gonçalves Dias do bairro Urupá.

10h30 – A candidata a vice-prefeita Patrícia da Glória (PV), da Coligação Vilhena no Caminho Certo, votou na Escola Ivete Brustolin.

Candidata a vice Patrícia da Glória votou às 10h30 na Escola Ivete Brustolin

Presidente do Partido Democrático Trabalhista-PDTAirton Pedro Gurgacz logo após o mesmo ter votado / Foto: J. Nogueira

10h – Até o momento as eleições de Ji-Paraná acontecem com tranquilidade. Os eleitores do município respeitaram o horário preferencial estabelecido pela Justiça Eleitoral para os maiores de 60 anos. A presença do eleitor nas escolas pode aumentar a partir das 10 horas.

No município de Pimenta Bueno a 530 quilômetros de Porto Velho, o Delegado Arismar Araújo de Lima disputa com ele mesmo o cargo de prefeito.

A população da cidade vai as urnas hoje (15), consolidar a eleição do candidato que é o único candidato ao cargo majoritário.

Arismar Araújo de Lima disputa com ele mesmo o cargo de prefeito em Pimenta Bueno / Foto: Divulgação Secom

10h  O advogado, professor e escritor Julian Cuadal, candidato a prefeito de Ji-Paraná, pela coligação Ji-Paraná não pode parar (PDT, PSB, PSDB, DEM, PL, PSD E Solidariedade), votou na manhã deste domingo, por volta das 10h, no Colégio Marechal Rondon.

Julian vota confiante na vitória

9h – O horário de votação priorizado aos idosos foi respeitado pelos eleitores de Guajará-Mirim. Apenas uma única urna eletrônica instalada em uma das seções da Escola Municipal José Carlos teve que ser substituída. Durante a manhã  não foram registradas informações de prisões ou apreensões de compra de voto no município.

O horário de votação priorizado aos idosos foi respeitado pelos eleitores de Guajará-Mirim / Foto: Divulgação O Mamoré

8h – Em Ariquemes 31 ônibus escolares fazem o transporte de eleitores que moram na Zona rural. Neste domingo (15), 66.872 eleitores devem ir às urnas no município.

Ônibus escolares fazem o transporte de eleitores em Ariquemes / Foto: Divulgação

7h – Com 90 anos, eleitora faz questão de praticar a cidadania.

Leonora residente em Ji-Paraná há 30 anos, fez questão de praticar a cidadania / Foto: J. Nogueira

Leonora Rosa Andrade Almeida, capixaba e residente em Ji-Paraná há 30 anos, ainda faz questão de praticar a cidadania. Ela foi uma das primeiras a chegar a escola estadual São Pedro, localizada no bairro Parque São Pedro, primeiro distrito da cidade. Acompanhada de uma filha, ela votou em menos de três minutos e não precisou de ajuda.

Na saída, Leonora, há 30 anos aposentada, disse não ter perdido nenhuma eleição, é quando não votou, fez questão de justificar a ausência, por motivo de viagem. ‘Tenho essa idade e me sinto muito bem. Precisamos votar, decidir pelo destino da nossa cidade. Participar, sempre. Essa iniciativa de antecipar o horário foi excelente’ declarou.

7h A assessoria de imprensa do vereador e candidato a reeleição Valdecir Goleiro (MDB) de Cacoal, divulgou uma nota nas redes sociais, relatando que o parlamentar teve um infarto durante a madrugada. O vereador passou mal e de mediato foi socorrido ao Hospital Heuro, onde foi internado as pressas na sala vermelha, onde permanece internado.

Candidato a reeleição sofre infarto e está internado na sala vermelha do Hospital Heuro



Deixe o seu comentário