Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:26:44
RONDÔNIA

Começa remoção das peças da EFMM como medida preventiva

A prefeitura de Porto Velho iniciou ontem a retirada de todo o acervo do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). As peças..

A- A+

Publicado: 08/01/2015 às 02h35min | Atualizado 10/04/2015 às 16h55min

Material recolhido na EMFF está sendo etiquetado e fotografado para catalogação

Material recolhido na EMFF está sendo etiquetado e fotografado para catalogação

A prefeitura de Porto Velho iniciou ontem a retirada de todo o acervo do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). As peças menores serão transferidas para o prédio da Setur (Superintendência Estadual de Turismo), também conhecido como Prédio do Relógio, e as máquinas e locomotivas serão levadas para locais mais protegidos de alagações dentro do próprio espaço do pátio da EFMM.

Segundo explicou Jorge Santos, o Jorjão, vice-presidente da Funcultural (Fundação Cultural do Município de Porto Velho), os serviços estão iniciando com a etiquetagem e fotografia de todas as peças a serem removidas. Também serão realizados os mesmos serviços com as peças que se encontram no antigo prédio da Enaro. “Após isso, vamos levar todas as peças da Madeira-Mamoré para o prédio do Relógio. Para o transporte das peças maiores contaremos com a ajuda de caminhões muck e dos homens da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que sempre têm colaborado com a prefeitura em ações de proteção ao patrimônio da cidade. As peças menores serão transportadas pelo pessoal da força-tarefa, constituída por diversos órgãos da prefeitura, pelo Iphan, por funcionários da EFMM e por outros colaboradores”, informou.

Entre os colaboradores, a prefeitura pôde contar com a contribuição de Antônio Ocampo, museólogo muito ligado à trajetória de implantação e conservação do Museu da EFMM. Ele assessorou os técnicos da Funcultural nos trabalhos de etiquetagem e fotografia das peças. “Estimo que a prefeitura de Porto Velho esteja tomando esta iniciativa. É muito possível uma nova enchente do Madeira neste ano e é preciso prevenção, para que não amarguemos perdas no principal patrimônio cultural de nossa região”, disse Ocampo.

Acervo ficará no Prédio do relógio

Leninha Bastos, técnica da Funcultural, esclareceu que antes de serem abrigadas no Prédio do Relógio todas as peças do Galpão 02 e do antigo prédio da Enaro serão lavadas e preparadas para serem acondicionadas nas salas disponibilizadas pela Setur.
“Trabalharemos até que possamos transportar a última peça. Há possibilidade de haver nova enchente do rio Madeira neste ano, mas teremos as máquinas e locomotivas protegidas num local mais alto, aqui mesmo no terreno do complexo da ferrovia, e as demais peças estarão devidamente a salvo nas salas da Setur”, afirmou.

Além dessas medidas a prefeitura de Porto Velho iniciou também o serviço de enrocamento do barranco do rio Madeira, na área próxima ao Galpão 02 da EFMM. “Estamos cumprindo uma determinação judicial, mas o prefeito Mauro Nazif já tinha o propósito de fazer a proteção emergencial do Galpão 02. O processo erosivo ao entorno da edificação vem se intensificando e com uma nova enchente o perigo de desmoronamento dessa área é muito grande. Estamos contando com as máquinas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, as pedras foram doadas pela Secretaria Municipal de Obras, há trabalhadores aqui da Secretaria Municipal de Serviços Básicos, a Funcultural está também assessorando e os trabalhos estão sendo coordenados pela Sempedec. Está sendo construído um enrocamento à base de pedras rachão envolvidas por telas de proteção. Não é uma obra definitiva, mas garantirá arrimo suficiente para suportar umas três enchentes como a que vimos no ano passado”, declarou Vicente Bessa, secretário da Sepedec.



Deixe o seu comentário